O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta segunda-feira (27) a possibilidade de concorrer à vice-presidência nas eleições de 2028.
Essa seria uma estratégia defendida por alguns de seus apoiadores já que Trump não pode concorrer a um terceiro mandato, algo que não é permitido pela 22ª Emenda da Constituição dos EUA.
"Eu teria permissão para fazer isso", falou Trump, em conversa com repórteres a bordo do Air Force One.
O presidente ainda acrescentou: "Eu não faria isso. Acho que é muito inteligente. Sim, eu descartaria porque é muito inteligente. Acho que as pessoas não gostariam disso. Não é... não seria certo."
Os comentários foram os mais recentes do presidente americano sobre o assunto. Em uma das ocasiões, Trump chegou a dizer que "há métodos para governar novamente". Ele também já chegou a distribuir bonés "Trump 2028" na Casa Branca.
O que diz a legislação dos Estados Unidos?
Ninguém pode ser eleito para a presidência dos EUA pela terceira vez, segundo a 22ª Emenda da Constituição dos EUA.
Alguns sugeriram que uma maneira de contornar essa proibição seria Trump se candidatar à vice-presidência, enquanto outro candidato se candidatava à presidência e renunciava, permitindo que Trump assumisse novamente a presidência.
Opositores questionaram se isso seria legal.
Referindo-se à possibilidade de um terceiro mandato, Trump disse nesta segunda-feira (27): "Eu adoraria. Tenho os melhores números da minha história."
Quando questionado por um repórter se não estava descartando um terceiro mandato, ele respondeu: "Não estou descartando? Quer dizer, vocês terão que me dizer."
Referindo-se ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de Estado Marco Rubio, o republicano também falou que eles são ótimas pessoas que poderiam concorrer ao cargo.
"Acho que se eles formassem um grupo, seria imparável", afirmou ele. "Eu realmente acredito. Acredito nisso." (Com Reuter)