O início de temporada do Flamengo está longe de como terminou o ano anterior. Atual campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Rubro-Negro optou por usar o elenco sub-20 no Campeonato Carioca, e a estratégia não vem dando certo.
Nos três primeiros jogos, o time do técnico Bruno Pivetti somou apenas um ponto, contra a Portuguesa-RJ. Diante do Volta Redonda e Bangu, o Fla perdeu por 3 a 0 e 2 a 1, respectivamente.
Os maus resultados colocaram o time da Gávea na última colocação do Grupo B. Pelo formato de disputa da Taça Guanabara, caso não consiga reagir, o Flamengo pode ter que disputar o quadrangular contra o rebaixamento, que reúne os dois piores times de cada grupo. Se o campeonato acabasse hoje, Maricá, Sampaio Corrêa e Portuguesa-RJ se juntariam ao Fla na luta contra o descenso.
Além do início ruim na competição, o Rubro-Negro tem pela frente dois rivais: Vasco e Fluminense. Na sexta e última rodada, o time de Bruno Pivetti encara o Sampaio Côrrea. Apesar do risco de rebaixamento, a diretoria flamenguista manteve o planejamento e seguirá utilizando o time sub-20 no Carioca. O elenco principal, assim como o técnico Filipe Luís, devem voltar apenas para a estreia do Brasileirão, diante do São Paulo, no Morumbis, no próximo dia 28.
Clássicos decisivos
Apesar da campanha ruim, o Flamengo ainda pode se recuperar no Grupo B. A diferença de pontos para o Boavista, quarto colocado e primeiro time dentro da zona de classificação para a próxima fase, é de apenas dois pontos.
Nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), o Rubro-Negro recebe o Vasco, no Maracanã, pela quarta rodada da fase de grupos. Uma vitória renovaria o ânimo da equipe e afastaria momentaneamente o risco de queda. Uma derrota, no entanto, coloca ainda mais pressão sobre Pivetti e seus comandados.
Depois do Cruz-Maltino, o Flamengo encara o Fluminense, também no Maracanã, no próximo domingo (25), às 18h (de Brasília). Apesar de manter o planejamento de jogar com os atletas do sub-20, um revés contra o Vasco pode fazer o Fla recalcular a rota e escalar força máxima já contra os comandados de Luis Zubeldía. (As informações são do R7)
