Um dos mestres mais jovens e destacados do mundo do xadrez nos Estados Unidos, Daniel Naroditsky morreu aos 29 anos.
A informação foi divulgada pela família do atleta em através de um comunicado divulgado pelo seu clube, o Charlotte Chess Center.
A nota publicada nas redes sociais afirma que o caso foi 'inesperado'. A causa da morte não foi revelada.
'É com grande tristeza que comunicamos o falecimento inesperado de Daniel Naroditsky.
Daniel era um talentoso enxadrista, comentarista e educador, além de um membro querido da comunidade enxadrística, admirado e respeitado po
Naroditsky começou a se interessar por xadrez aos seis anos de idade, quando seu irmão mais velho, Alan, o apresentou ao jogo para ajudar a entreter um grupo de crianças em uma festa de aniversário.
Vários treinadores, além do pai, logo notaram seus talentos.
Ele ganhou atenção internacional em 2007, ao vencer o campeonato mundial juvenil masculino sub-12 em Antália, Turquia. Em 2010, aos 14 anos, se tornou um dos mais jovens autores de xadrez a publicar, ao escrever um livro sobre táticas e técnicas.
Em 2013, Naroditsky venceu o Campeonato Júnior dos EUA, o que o ajudou a ganhar o título de grande mestre, o competidor de xadrez mais bem classificado da federação internacional, enquanto ainda era adolescente.
Depois, Naroditsky se formou na Universidade de Stanford e trabalhou como treinador de xadrez em Charlotte, Carolina do Norte.
A morte foi lamentada por diversas federações de xadrez dos EUA e internacionais. Além disso, outros jogadores icônicos também prestaram homenagens.
Um deles foi o número dois do mundo, o americano Hikaru Nakamura, na qual disse que ficou 'devastado' com a notícia.
'Esta é uma perda enorme para o mundo do xadrez', escreveu nas redes sociais.
O mestre de xadrez holandês Benjamin Bok contou sobre a amizade que tinha com Naroditsky, que ele disse conhecer desde o campeonato mundial sub-12 que o enxadrista venceu em 2007.
'Ainda não consigo acreditar e não quero acreditar. Foi sempre um privilégio jogar, treinar e comentar com Danya, mas acima de tudo, chamá-lo de meu amigo', disse. (Com CBN)