O dólar à vista abriu em alta ante o real na manhã desta quarta-feira (28), enquanto investidores aguardam as decisões de política monetária do Banco Central do Brasil e do Fed (Federal Reserve).
Na primeira superquarta do ano, a expectativa do mercado é de que os juros sejam mantidos tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
Por volta das 9h14, o dólar à vista tinha alta de 0,24%, ao R$ 5,1931 na venda.
Na terça-feira (27), a moeda fechou cotada a R$ 5,2074, em queda de 1,38%.
O Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) anuncia, às 16h, a decisão para os juros americanos e, meia hora depois, o presidente do Fed, Jerome Powell, realiza coletiva de imprensa para detalhar a discussão do colegiado.
Mais tarde, por volta de 18h30, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC deve anunciar sua decisão para a Selic.
No Brasil, a taxa Selic - que mede os juros básicos do país - está estacionada em 15% ao ano desde junho de 2025. Já nos EUA, a autoridade monetária trabalha com juros na banda de 3,5% a 3,75% após corte em dezembro.
O Sistema Expectativas de Mercado, apurado semanalmente pelo BC, mostra que a mediana dos agentes econômicos aposta em manutenção dos juros de 15% nesta quarta. Nos EUA, a ferramenta CME Fedwatch mostraVA que 96,1% dos agentes econômicos precificam juros mantidos, contra 3,9% que ainda esperam por corte. (Com CNN)
