Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026
Esportes

Após desistência do ATP de Brisbane, Fonseca perde posições no ranking 

Desistência em Brisbane por lesão na lombar custou pontos ao brasileiro, agora 29º do mundo

Conjuntura Online
05/01/26 às 16h35
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
João Fonseca durante amistoso (Foto: Tomas Diniz Santos/Getty Images)

João Fonseca iniciou a temporada de 2026 em queda no ranking da ATP. Na primeira atualização do ano, divulgada nesta segunda-feira (5), o tenista brasileiro aparece na 29ª posição, com 1.510 pontos, cinco colocações abaixo em relação ao fechamento de 2025.

A perda se deu após a desistência do ATP 250 de Brisbane, na Austrália. Fonseca não disputou o torneio por causa de uma lesão na lombar e, com isso, deixou de defender 125 pontos obtidos no título do Challenger de Camberra, conquistado na temporada passada.

Com a reorganização do calendário da ATP para 2026, a pontuação do torneio passou a ser contabilizada em Brisbane, o que tornou a ausência determinante para a queda no ranking.

A situação pode se agravar na próxima atualização. João Fonseca corre o risco de sair do Top 30 caso seja ultrapassado por ao menos três entre Frances Tiafoe, Brandon Nakashima, Stefanos Tsitsipas e Ugo Humbert, que ainda somam pontos nesta semana.

Mesmo assim, o brasileiro está garantido como cabeça de chave do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano. No cenário mais desfavorável, ele deve fechar a próxima semana na 32ª colocação, posição suficiente para entrar entre os 32 principais do torneio.

Antes de Melbourne, Fonseca tem inscrição prevista no ATP 250 de Adelaide, também na Austrália. A estreia na temporada, no entanto, depende da recuperação da lombalgia que o tirou de Brisbane. (Com CNN)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.