Botafogo e Flamengo se enfrentam às 17h30 (de Brasília) deste domingo, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final do Campeonato Carioca. Globo e Premiere transmitem o clássico para todo o país.
Não há vantagem para nenhum dos clubes e, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis. O adversário da semifinal será o Madureira, que venceu o Boavista na sexta-feira, por 2 a 1.
O Botafogo chega ao confronto com quatro derrotas consecutivas. O time poupou em clássicos no Carioca para focar no Brasileirão, mas também perdeu na competição.
O técnico Martín Anselmi ainda tem o confronto com o Nacional de Potosí, na quarta-feira, para dificultar a sequência. Os alvinegros são mandantes contra o Flamengo por terem liderado o grupo na primeira fase.
O Flamengo fez uma primeira fase de Estadual ruim e correu risco de ficar fora das quartas, mas se recuperou na rodada final e contou com a "ajuda" do Nova Iguaçu para se livrar do quadrangular do rebaixamento. O time de Filipe Luís ainda não emplacou em 2026, mas vem de duas vitórias que dão confiança ao elenco para buscar a vaga na semifinal do Carioca. O grupo teve tempo para se preparar durante a semana e deve ir praticamente com força máxima no clássico.
Botafogo
- Técnico: Martín Anselmi
Martín Anselmi teve poucos dias desde o clássico contra o Fluminense para pensar no planejamento das quartas de final. Contra o Flamengo, terá o time titular à disposição. Um grupo formado por jogadores do sub-20 viajou para a Bolívia na última quinta-feira com objetivo de melhorar a adaptação à altitude.
Provável escalação do Botafogo: Neto; Ythallo (Bastos), Newton e Barboza; Vitinho, Barrera, Danilo e Alex Telles (Nathan Fernandes); Montoro, Matheus Martins (Artur) e Arthur Cabral
Flamengo
- Técnico: Filipe Luís
O Flamengo teve raros quatro dias de intervalo entre dois jogos e deve levar quase força máxima a campo para enfrentar o Botafogo. O "quase" é por causa do gramado sintético do Estádio Nilton Santos. Alguns jogadores podem ser poupados, como Alex Sandro e De la Cruz. Arrascaeta, que ainda trabalha em busca da melhor condição física, também é dúvida para o clássico.
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Royal, Léo Ortiz (Vitão), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Pulgar, Evertton Araújo, Arrascaeta (Plata); Paquetá, Carrascal (Samuel Lino) e Pedro
(Com ge)
