O Santos anunciou na manhã deste sábado a contratação do atacante Gabigol, que estava no Cruzeiro. Formado pelo Peixe, o jogador retorna ao clube cedido por empréstimo por uma temporada.
Desde o fim do ano passado, os dois clubes negociavam para o empréstimo do atleta de 29 anos. Pesou a favor do Santos a vontade do próprio Gabigol em retornar ao Santos.
A demora para que o negócio fosse concretizado se deu porque Raposa e Peixe precisavam alinhar um acerto financeiro para viabilizar a vinda do atacante, que teria pouco espaço no Cruzeiro comandado por Tite. No clube mineiro, o jogador tinha vencimentos que estão acima de R$ 2,5 milhões.
Desde o fim do ano passado, os dois clubes negociavam para o empréstimo do atleta de 29 anos. Pesou a favor do Santos a vontade do próprio Gabigol em retornar ao Santos.
A demora para que o negócio fosse concretizado se deu porque Raposa e Peixe precisavam alinhar um acerto financeiro para viabilizar a vinda do atacante, que teria pouco espaço no Cruzeiro comandado por Tite. No clube mineiro, o jogador tinha vencimentos que estão acima de R$ 2,5 milhões.
A chegada do ex-treinador da seleção brasileira praticamente eliminou qualquer chance de Gabigol permanecer na Toca da Raposa.
Diante deste cenário, o Santos virou alternativa, mas colocou a exigência de dividir o salário como condição para negociar. Para este ano, o Peixe quer equilibrar as finanças e procura saídas de atletas para pelo menos manter o atual patamar salarial. Guilherme, por exemplo, deve ser vendido a um clube dos Estados Unidos.
O acerto com o centroavante vem logo após o Peixe resolver a renovação com o meia-atacante Neymar. O craque optou por estender o vínculo dele com o Santos por mais uma temporada, até o fim deste ano.
Formado nas categorias de base do Peixe, Gabigol disputou 210 jogos pelo Santos, com 84 gols e 13 assistências. Ele foi artilheiro do Brasileirão em 2018, com 18 gols, três vezes artilheiro da Copa do Brasil, além de bicampeão paulista (2015 e 2016).
Ele retorna ao Santos após oito anos longe. Nesse período teve uma passagem de destaque no Flamengo entre 2019 e 2024. No clube carioca foi foi bicampeão da Conmbebol Libertadores (2019 e 2022), bicampeão brasileiro (2019 e 2020), bicampeão da Copa do Brasil (2022 e 2024), bicampeão da Supercopa do Brasil (2022 e 2024), campeão da Recopa Sul-Americana (2020) e tetracampeão carioca (2019, 2020, 2021 e 2024).
Atingiu o status de ídolo rubro-negro, tendo disputado 305 jogos, com 160 gols marcados, sendo 16 desses em 11 finais, além de 44 assistências.
No ano passado acertou com o Cruzeiro, tendo firmado contrato até o fim de 2028. Contudo, o atacante teve uma temporada irregular, com 49 jogos e 13 gols marcados, além de quatro assistências.
Sob o comando do técnico Leonardo Jardim, Gabigol ficou na reserva, já que o treinador português optou por Kaio Jorge como titular.
No Santos, Gabigol terá a oportunidade de atuar ao lado de Neymar. Os dois estiveram juntos em campo pelo Peixe apenas uma vez, na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro de 2013.
O Santos enfrentou o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida marcou a despedida de Neymar, que seguiria para o Barcelona, e a estreia de Gabigol no time profissional do Peixe. O jovem entrou aos 23 minutos do segundo tempo no empate sem gols.
O último "duelo" entre torcida do Santos e Gabigol se deu na última rodada do Brasileirão de 2025. O Peixe recebeu o Cruzeiro e venceu por 3 a 0. O atacante chegou a marcar um gol, mas que foi anulado por impedimento.
Em entrevista para a getv depois da partida, o jogador chegou a comentar sobre a reação dos torcedores adversários e sobre atuar na Vila Belmiro.
– Tem uns que xingam, uns que fazem assim (gesto para ele voltar ao Santos). Bom pra caramba! Eu gosto muito de estar em Santos. Muito bom. Minha irmã esta aí, o pessoal esta aí vendo o jogo. Maneiro pra caramba.
(Com ge - Santos)
