Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 11 de janeiro de 2026
Esportes

Em jogo antecipado da 5ª rodada, Flamengo estreia contra a Portuguesa 

A bola rola às 18h (de Brasília) no Raulino de Oliveira, com transmissão da Globo e do Premiere 

Conjuntura Online
11/01/26 às 09h16
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estádio Raulino de Oliveira, palco neste domingo de Flamengo e Portuguesa (Foto: Divulgação)

Embora a primeira rodada do Campeonato Carioca 2026 seja só no meio da semana, a competição começa neste domingo tendo como jogo de abertura Flamengo e Portuguesa, às 18h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Esta partida, na verdade, é da quinta rodada, mas precisou ser antecipada em função do calendário apertado com a Supercopa do Brasil. A TV Globo e o Premiere transmitem ao vivo a partida. 

Apesar de o Flamengo ser mandante, o palco não será o Maracanã porque o estádio passa por manutenção no gramado e tem previsão de voltar a ficar disponível para a terceira rodada.

As novidades do Carioca esse ano são: a taça terá nome de Apolinho, em homenagem ao jornalista falecido em 2024; e o campeonato voltará depois de anos a ter premiação, com o campeão recebendo R$ 10 milhões, e o vice, R$ 5 milhões (também há valores para classificação nas quartas e semifinais).

Atual campeão carioca, o Flamengo viveu o ano dos sonhos em 2025. Além do título estadual, as taças do Brasileirão, da Libertadores e da Supercopa também foram para a equipe da Gávea. E a aposta da diretoria foi na manutenção do time vencedor para continuar como favorito. Mas como o elenco principal ainda está de férias, inclusive o técnico Filipe Luís, as primeiras rodadas serão disputadas pela equipe e o treinador do sub-20.

A Portuguesa, por sua vez, teve um 2025 abaixo das expectativas. Terminou em penúltimo lugar na Taça Guanabara e caiu na primeira fase da Copa do Brasil, mas reagiu ao conquistar o tetracampeonato da Copa Rio, garantindo vaga na Série D nacional desse ano. O time da Ilha do Governador tenta fazer uma temporada mais competitiva em 2026, e para isso o clube contratou 16 reforços, além do técnico Alex Nascif, que chegou em julho e levou a equipe ao título da Copa Rio.

Flamengo - técnico: Bruno Pivetti
Com 24 garotos relacionados, o Flamengo terá uma escalação inteira formada em casa. Wallace Yan, de 20 anos e que já está integrado aos profissionais, é o único reforço da equipe. O jovem voltou de férias na semana passada para treinar com o grupo e deve ser titular neste domingo. A tendência é que a base do time seja a que empatou em 3 a 3 com o Mirassol na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o elenco principal estava na disputa da Copa Intercontinental.

Provável escalação: Léo Nannetti, Daniel Salles, João Victor, Iago e Johnny; Pablo Lúcio, Bruno Xavier e Guilherme; Joshua, Douglas Telles e Wallace Yan

Portuguesa - técnico: Alex Nascif
Dos reforços do clube, destaque para o retorno do meia Anderson Rosa (foto), que jogou a última Série C pelo ABC, e o trio ex-Botafogo formado pelo lateral Guilherme Santos, o meia Chay e o atacante Rhuan Silveira. E entre os remanescentes do Carioca do ano passado está Romarinho, ídolo do clube de 32 anos e que disputou todas as edições desde o retorno da Lusa à elite estadual, em 2016.

O time vem se preparando desde o ano passado, não tem nenhum desfalque, e a base a equipe deve ser a mesma que enfrentou e fez frente ao sub-20 do Flamengo em um jogo-treino em dezembro. Na ocasião, foram quatro tempos de 30 minutos, e o placar ficou 0 a 0 até a etapa final, quando a Lusa já tinha rodado toda a equipe e sofreu um gol.

Provável escalação: Douglas Borges; Luís Gustavo, Jadson, Lucas Costa e Moretti; Henrique Rocha, Willian, Gutemberg e Anderson Rosa; Guilherme Mendes e Uelber

(Com ge)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.