A seleção espanhola terá de disputar seu próximo amistoso em casa com parte das arquibancadas fechadas.
A punição foi determinada pela Fifa após manifestações islamofóbicas de torcedores durante o empate sem gols contra o Egito, em março deste ano.
Além da restrição de público, a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) recebeu multa de US$ 20 mil, equivalente a aproximadamente R$ 101 mil.
Pelo menos 15% dos assentos disponíveis deverão permanecer fechados na próxima partida amistosa da equipe como mandante.
O episódio ocorreu em 31 de março, no Estádio RCDE, na região de Barcelona, durante a preparação para a Copa do Mundo. Parte da torcida espanhola entoou cânticos ofensivos contra muçulmanos, provocando advertências pelo sistema de som e mensagens contra a discriminação no placar eletrônico.
As manifestações também provocaram a reação do atacante Lamine Yamal, que é muçulmano.
O jogador classificou o comportamento como desrespeitoso e intolerável, além de chamar os responsáveis de ignorantes e racistas.
A polícia espanhola abriu uma investigação, enquanto a Fifa instaurou um processo disciplinar contra a federação. Na tentativa de evitar a punição, a entidade espanhola alegou que a palavra utilizada pelos torcedores não representava necessariamente uma ofensa.
O argumento foi rejeitado pela comissão disciplinar da Fifa, que considerou o contexto discriminatório. Segundo a entidade, uma expressão pode configurar preconceito mesmo sem conter um insulto explícito, quando utilizada para humilhar ou inferiorizar determinado grupo.
A decisão foi tomada em agosto, mas ganhou publicidade nesta sexta-feira (16), após a rejeição do recurso apresentado pela federação espanhola. (Com Agência Brasil)
