A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou ontem (11), o formato de disputa do Paulistão 2026. O evento foi realizado no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Na primeira fase, todas as equipes enfrentarão os clubes do seu mesmo pote e outros cinco participantes sorteados. No fim, os oito melhores colocados no geral avançarão ao mata-mata do torneio, enquanto os dois piores serão rebaixados à Série A2.
Depois, as fases de quartas e semifinais serão realizadas em jogos únicos. Apenas a decisão do campeonato acontecerá em duas partidas.
Até o momento, a entidade ainda não determinou a ordem dos confrontos da fase inicial e os mandos de campo. A competição terá início no dia 11 de janeiro de 2026 e tem final com data prevista para 8 de março.
A mudança se deu por conta da mudança no calendário brasileiro, que prevê o Brasileirão começando em 28 de janeiro. Desta forma, os clubes da elite nacional disputarão as partidas do Campeonato Brasileiro de maneira concomitante com os jogos dos estaduais.
O formato do Paulistão foi inspirado na atual fase de liga da Champions League, que teve seu início na temporada passada do futebol europeu. De acordo com a FPF, o regulamento foi decidido pelos times pouco antes do começo do evento de lançamento.
Confira os potes do Campeonato Paulista de 2026
Pote A
Corinthians
Palmeiras
Santos
São Paulo
Pote B
Mirassol
Novorizontino
Red Bull Bragantino
São Bernardo FC
Pote C
Guarani
Ponte Preta
Portuguesa
Velo Clube
Pote D
Botafogo-SP
Capivariano
Noroeste
Primavera-SP
Os potes, portanto, servem apenas para definir os confrontos do Paulistão. (Com CNN)
