Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sábado, 01 de novembro de 2025
Esportes

Possível título do Galo na Sula pode render nove vagas na Libertadores 

Única vez que isso aconteceu foi em 2022, depois de brasileiros conquistarem as duas principais competições de clubes da Conmebol, no ano anterior

Conjuntura Online
31/10/25 às 16h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Troféus da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana expostos na sede da Conmebol (Foto: Reprodução/Twitter)

Com mais uma final brasileira na Conmebol Libertadores, o Brasil pode voltar a ter nove representantes na principal competição continental no ano que vem. Palmeiras e Flamengo vão decidir o título, o que garante, de forma antecipada, taça e vaga a um clube brasileiro.

Se o Atlético-MG conquistar a Copa Sul-Americana, a Libertadores 2026 vai contar com nove representantes nacionais, fato que aconteceu somente uma vez até o momento. O ge explica.

A presença de Palmeiras e Flamengo, líderes da tabela da Série A, na decisão da Libertadores, transformou o grupo de classificados para a edição 2026 da competição, via Campeonato Brasileiro, de G-6 para G-7. Neste momento, o Botafogo ocupa a sétima colocação (confira a tabela atualizada do Brasileirão).

Desde 2017, o Brasil tem sete representantes garantidos na Libertadores, sendo seis deles via Brasileirão (os quatro primeiros da tabela ficam com as vagas diretas, e os outros dois disputam as fases preliminares da Libertadores). O campeão da Copa do Brasil também se classifica para a competição.

Dessa forma, se o Atlético derrotar o Lanús na final da Copa Sul-Americana, o Brasil volta a ter nove representantes na disputa da Libertadores 2026. O Galo e o time argentino decidem o título no dia 22 de novembro, em Assunção, no Paraguai, praticamente uma semana antes da decisão entre Palmeiras e Flamengo.

A única vez que nove clubes brasileiros participaram de uma edição da Libertadores foi em 2022. O Palmeiras venceu a Conmebol Libertadores, e o Athletico-PR se sagrou campeão da Sul-Americana, no ano anterior.

Naquele ano, o Atlético venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil. Na Libertadores, o Galo se credenciou como vencedor da Série A, abrindo a vaga da Copa do Brasil para o campeonato nacional. Por isso, o G-6 do Brasileirão se transformou em G-8, classificando Fluminense e América-MG para as fases preliminares da Libertadores.

Participantes brasileiros na Conmebol Libertadores de 2022:
Palmeiras (campeão da Libertadores 2021)
Athletico-PR (campeão da Sul-Americana 2021)
Atlético-MG (campeão do Brasileirão e Copa do Brasil 2021)
Flamengo (vice-campeão do Brasileirão 2021)
Fortaleza (quarto colocado do Brasileirão 2021)
Corinthians (quinto colocado do Brasileirão 2021)
Bragantino (sexto colocado do Brasileirão 2021)
Fluminense (sétimo colocado do Brasileirão 2021)
América-MG (oitavo colocado do Brasileirão 2021)

(Com ge - BH)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.