O futuro das viagens aéreas está prestes a mudar com o X-59 da NASA, um jato supersônico que promete conectar Londres e Nova York em pouco mais de três horas.
Considerado a joia da missão Quesst da agência espacial americana, o X-59 está na fase final de testes, com o público já se preparando para seu histórico voo inaugural, que pretende superar a velocidade do som.
A chave para seu desempenho está em um design aerodinâmico inovador. O X-59 foi projetado com corpo cônico e asas longas e finas, configuração que dispersa as ondas de choque em pequenas ondulações, evitando impactos sônicos.
O resultado esperado é um leve "estrondo sônico", comparável ao ruído de uma porta de carro batendo à distância — muito diferente do estrondo ensurdecedor dos aviões convencionais.
Nova era para voos supersônicos
Este avanço tecnológico tem um objetivo estratégico: suspender a proibição de voos supersônicos sobre terra nos Estados Unidos, vigente há mais de 50 anos.
O X-59 busca estabelecer limites de ruído em vez de velocidade, abrindo novas rotas e oportunidades para a aviação comercial. "Realizamos estudos e a percepção é mais como a de uma porta de carro se fechando na casa de um vizinho", disse Lori Ozoroski, diretora do projeto.
O X-59 passa atualmente por rigorosas revisões de segurança na Planta 42 da Força Aérea, onde engenheiros analisam seus sistemas detalhadamente. Um teste crucial ocorreu em 18 de agosto na planta de Palmdale, Califórnia, envolvendo hidrazina, produto químico altamente corrosivo usado como sistema reserva para reiniciar o motor em pleno voo.
Essa verificação foi fundamental para assegurar a confiabilidade do sistema, parte de diversos protocolos que permitirão ao X-59 atingir voos supersônicos silenciosos.
A aeronave já atingiu marcos importantes em solo. Em julho, engenheiros realizaram testes em baixa velocidade, pilotando o jato com propulsão própria pela primeira vez.
Segundo a NASA, "essas verificações garantem a estabilidade e o controle da aeronave em diferentes condições, dando a pilotos e engenheiros a confiança de que tudo está funcionando conforme o esperado".
O primeiro voo incluirá um loop em baixa altitude, a cerca de 386 km/h (240 mph), para avaliar a integração dos sistemas antes de avançar para testes mais rápidos rumo à quebra da barreira do som. "À medida que o X-59, modelo único, se aproxima do voo inaugural, a equipe planeja cada etapa — do táxi e decolagem ao cruzeiro e pouso — sempre com a segurança como princípio norteador", afirmou a agência.
Com 30,4 metros de comprimento e envergadura de 9 metros, a aeronave futurista está projetada para voar a aproximadamente 1.600 km/h (1.000 mph). Isso reduziria a viagem transatlântica para 3 horas e 44 minutos, contra as sete a oito horas de um voo comercial convencional. Se bem-sucedido, o X-59 poderá inaugurar uma nova era de ouro para viagens ultrarrápidas, cortando pela metade o tempo em uma das rotas aéreas internacionais mais movimentadas. (Com O Globo)