A ligação aérea direta entre Campo Grande e o Rio de Janeiro está novamente com os dias contados. Apenas seis meses após retomar a operação, a Gol confirmou que deixará de oferecer voos sem escalas entre a Capital sul-mato-grossense e o Aeroporto do Galeão.
A mudança entra em vigor em fevereiro de 2027 e também atingirá Bonito, que perderá a conexão direta com o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Os últimos voos das duas rotas estão previstos para 30 de janeiro. A suspensão faz parte de uma reestruturação da malha aérea da companhia, que prevê o encerramento de 38 ligações nacionais e internacionais.
Em Campo Grande, o corte ocorre pouco tempo depois da retomada da rota para o Rio, em 3 de agosto deste ano, após mais de uma década sem operação regular. O trecho contava com três frequências semanais em cada sentido e era utilizado por passageiros em viagens de turismo e negócios.
Já em Bonito, um dos principais destinos de ecoturismo de Mato Grosso do Sul, a suspensão interromperá uma ligação mantida há quase cinco anos. A mudança poderá reduzir as opções de acesso direto de turistas que partem de São Paulo, especialmente durante a temporada de férias.
Alta do combustível motivou os cortes
A Gol atribui a decisão ao aumento dos custos operacionais, principalmente do querosene de aviação. Segundo a companhia, o combustível praticamente dobrou de preço e passou a representar cerca de 40% de suas despesas.
A reestruturação também alcança outras regiões do país e destinos internacionais, incluindo ligações com Miami, Orlando e Montevidéu.
Apesar das suspensões, a empresa informou que continuará oferecendo alternativas de deslocamento por meio de conexões e parcerias com outras companhias aéreas.
Passageiros que já compraram bilhetes para as rotas afetadas devem verificar a situação de suas reservas. Em caso de cancelamento, as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) garantem alternativas como reacomodação em outro voo ou reembolso integral, conforme a regulamentação.
Até o momento, não há previsão anunciada para a retomada das duas ligações diretas em Mato Grosso do Sul. (Com G1)
