Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Geral

Colisão com balão faz pilotos da United serem atingidos por "chuva de vidro"

O incidente aconteceu no dia 16 de outubro; avião precisou fazer pouso de emergência

Conjuntura Online
21/11/25 às 14h01
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aviões da United Airlines no Aeroporto Internacional Newark Liberty (Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)

Os pilotos de um jato da United Airlines atingido por um aparente balão meteorológico durante um voo em 16 de outubro perto de Moab, Utah, foram atingidos por estilhaços de vidro antes de realizarem um pouso de emergência, informou o NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) na quinta-feira (20).

No mês passado, a WindBorne Systems afirmou acreditar que um de seus balões atingiu e trincou o para-brisa do voo 1093 da United Airlines, um Boeing 737 MAX.

O NTSB afirmou que a trajetória do balão meteorológico de longa duração e alta altitude da WindBorne, registrada pelo radar, era consistente com a trajetória do jato da United. O balão havia partido de Spokane, Washington, no dia anterior, sobrevoando Oregon e Nevada, antes de finalmente entrar no espaço aéreo sobre Utah.

"O impacto fez com que ambos os pilotos fossem atingidos por estilhaços de vidro. O capitão sofreu múltiplos cortes superficiais no braço direito", disse o NTSB.

O primeiro oficial não ficou ferido.

O capitão disse ter avistado um objeto distante no horizonte, mas antes que pudesse mencionar isso ao primeiro oficial, houve um impacto significativo no para-brisa e um estrondo alto.

A presidente do NTSB, Jennifer Homendy, afirmou no mês passado que o incidente "poderia ter sido realmente devastador para a aeronave e para aqueles que estavam a bordo".

Inicialmente, havia preocupações de que os danos pudessem ter sido causados ??por detritos espaciais. Estudos governamentais anteriores sugeriram um risco muito pequeno de detritos atingirem jatos em voo.

Os para-brisas dos aviões são multicamadas para evitar a perda de pressão na cabine caso sejam danificados durante o voo.

O NTSB informou que o voo partiu de Denver com 112 passageiros e tripulantes. O comandante declarou emergência e desviou a rota em segurança para Salt Lake City. Os passageiros foram transportados em outra aeronave para Los Angeles ainda naquele dia.

A WindBorne afirmou anteriormente ter realizado mais de 4.000 lançamentos e que envia uma notificação à FAA (Administração Federal de Aviação) para cada lançamento.

A empresa disse na quinta-feira (20) que "implementou quatro medidas de segurança adicionais para reduzir ainda mais a possibilidade de futuras interações entre aeronaves e balões, bem como para mitigar danos caso ocorra um novo impacto".

A WindBorne também afirmou ter reduzido em aproximadamente 50% o tempo gasto nas principais faixas de altitude comercial em toda a sua frota e estar fornecendo relatórios automatizados por e-mail a cada duas horas para todos os balões em determinadas áreas. (Da Reuters - Washington)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.