O Governo do Estado disponibilizou neste mês o Painel Brucelose, ferramenta interativa voltada ao monitoramento integrado da brucelose no Estado, alinhada à abordagem de Saúde Única.
Disponível ao público, o painel reúne dados de casos em humanos e em animais, possibilitando a visualização do local e período, qualificando a tomada de decisão e as ações de vigilância de forma intersetorial.
Coordenadora de Saúde Única da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Danila Frias destaca que o impacto da tecnologia e do trabalho conjunto desenvolvido.
“Conseguimos integrar as variáveis mais importantes relacionadas ao agravo em um único ambiente, permitindo a identificação de áreas prioritárias e ações conjuntas de prevenção, vigilância e controle da brucelose em nosso território. Isso fortalece o compromisso do Estado com a abordagem de Saúde Única e com a saúde da nossa população”, explica.
Responsável pela brucelose animal na Iagro, Daniela Cazola reforça a relevância da ferramenta para o controle do agravo no rebanho sul-mato-grossense. “Ao reunir informações dos sistemas de saúde e defesa sanitária animal, o painel integrado amplia a capacidade de resposta das instituições e promove uma gestão mais eficiente da doença no Estado”, resume.
Para a gerente técnica das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES, Jacqueline Romero, é destaque o impacto do trabalho na vigilância em saúde.
“A brucelose é uma zoonose de relevância para a saúde pública que pode trazer complicações às pessoas e onerar o sistema público. Com o painel, conseguimos monitorar os casos humanos e relacioná-los com a situação nos animais, fortalecendo a resposta rápida e a articulação entre os setores”, adianta.