Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Geral

Novo ataque americano a barco no Caribe mata  três ocupantes

Ofensivas mataram 70 pessoas em 17 ataques e destruiu 18 embarcações 

Conjuntura Online
07/11/25 às 07h15
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vídeo publicado pelo Secretário de Defesa dos EUA mostra a embarcação pouco antes de ser atingido pelas forças armadas no Caribe, em 6 de novembro de 2025 (Foto: Pete Hegseth/X)

O Exército dos EUA realizou um ataque contra uma embarcação no Caribe nesta quinta-feira (7), horário local, matando três pessoas, segundo o secretário de Defesa Pete Hegseth.

“Hoje, sob ordens do Presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou um ataque cinético letal contra uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada”, disse Hegseth em uma publicação no Facebook.

“A embarcação traficava narcóticos no Caribe e foi atingida em águas internacionais”, acrescentou o secretário.

Hegseth acrescentou que as forças americanas não sofreram ferimentos no ataque.

O Exército dos EUA matou 70 pessoas em 17 ataques que destruíram 18 embarcações, como parte de uma campanha que Washington afirma ter como objetivo conter o fluxo de drogas para os Estados Unidos.

Três pessoas sobreviveram aos ataques, dois dos quais foram detidos pela Marinha dos EUA antes de serem devolvidos aos seus países de origem. O terceiro foi considerado morto após buscas realizadas pela Marinha Mexicana.

O governo Trump informou ao Congresso que os EUA estão agora em um “conflito armado” contra os cartéis de drogas, a partir do primeiro ataque em 2 de setembro, classificando os mortos como “combatentes ilegais” e alegando ter a capacidade de realizar ataques letais sem revisão judicial devido a uma conclusão confidencial do Departamento de Justiça.

Alguns membros do Congresso, assim como grupos de direitos humanos, questionaram essa conclusão e argumentaram que os potenciais traficantes de drogas deveriam ser processados, como era a política de interdição implementada pelos EUA antes da posse do presidente Donald Trump.

O governo Trump também não apresentou provas públicas da presença de narcóticos nos barcos atingidos, nem de sua ligação com os cartéis de drogas.

Autoridades militares afirmaram que nenhum militar americano ficou ferido nos ataques. (Com CNN)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.