O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Abril de 2024
Publicidade

Proprietário do X, Elon Musk acusa Moraes de exigir 'corrupção' da empresa

As declarações ocorrem em meio ao embate público entre os dois, que teve início na última semana

16/04/2024 - 17h00

São Paulo 

Com Portal Terra 

Elon Musk e Alexandre de Moraes (Foto: Trevor Cokley/Força Aérea dos EUA e Pedro Kirilos/Estadão)

Elon Musk, proprietário do X, declarou nesta segunda-feira, 15, que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, está exigindo que a plataforma desrespeite as leis brasileiras. As declarações ocorrem em meio ao embate público entre os dois, que teve início na última semana.


Em uma postagem no X, o bilionário escreveu que o ministro cobra que a empresa seja corrupta. Ele, porém, não especifica qual seria essa corrupção. "As leis dos Estados Unidos impedem o X de participar em corrupção que viole as leis de outros países, que é o que Moraes exige que a gente faça", escreveu.


A afirmação de Musk ocorreu após ele compartilhar uma nota divulgada pelo perfil institucional do X. Na nota, a empresa alega ter sido intimada pela Câmara dos EUA. De acordo com a plataforma, o Comitê Judiciário da Casa solicitou informações sobre as ordens da Suprema Corte brasileira relacionadas à moderação de conteúdo.


"Para cumprir suas obrigações de acordo com a legislação dos EUA, o X respondeu ao Comitê".

Na última semana, Musk tem feito críticas a Alexandre de Moraes e ao sistema judicial brasileiro.Em diferentes posts, o empresário chamou o magistrado de "tirano", "totalitário" e "draconiano". Ele também ameaçou reativar contas banidas por ordem judicial e suspender as restrições impostas à rede social. 


Em reação, Moraes determinou a inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais e proibiu o X de desobedecer a ordens judiciais para remover contas de usuários ou fornecer dados sobre investigados.


O ministro comentou pela primeira vez sobre o conflito com o proprietário do X na última quarta-feira, dia 10. "Eu tenho absoluta convicção de que o STF, a população brasileira, as pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão", afirmou.


Musk e a liberdade de expressão


Desde que comprou o Twitter, Elon Musk tem se envolvido em polêmicas pela forma como gerencia a rede social. Ele se denomina como um "absolutista da liberdade de expressão", mas organizações questionam até que ponto informações sem checagem ou teorias da conspiração podem ser vistas como liberdade de expressão.


A ONG internacional CCDH (Centro de Combate ao Ódio Digital) denunciou que houve um aumento de desinformação e discurso de ódio na rede social desde que Musk assumiu seu comando. Uma pesquisa feita pelo grupo mostrou que o X falhou em agir contra 99% dos posts com discurso de ódio publicados por assinantes da plataforma, não apenas permitindo os tuítes problemáticos como também impulsionando ele.


Posts e contas com conteúdo de ódio, incluindo racismo, homofobia, neonazismo e antissemitismo denunciadas pelo grupo permaneceram ativas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online