O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Sanesul ampliará sistema de abastecimento de água em Ribas

A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr, e pelo diretor Comercial e de Operações, Onofre Assis de Souza.

06/12/2021 - 17h03

Campo Grande

Sanesul ampliará sistema de abastecimento de água em Riba (Foto: Acom)

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) ampliará o sistema de abastecimento de água no município de Riba do Rio Pardo a partir da perfuração e operacionalização de um poço especial, o RRP-007.


A ordem de serviço foi assinada em dezembro pelo diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, e pelo diretor Comercial e de Operações da empresa, Onofre Assis de Souza.


De acordo com a concessionária, o investimento na obra de perfuração é de R$ 2 milhões e o prazo de execução pela empresa contratada é de 10 meses a contar da data da assinatura da ordem de serviço. 

Com recursos próprios da Sanesul, a obra faz parte do plano de ações visando garantir o abastecimento e a segurança hídrica no município.


Para a Sanesul, a ativação de um poço representa incremento na produção e um investimento que beneficia diretamente todos os moradores de Ribas do Rio Pardo com água tratada.


O poço a ser perfurado tem custo alto devido as características do solo e a complexidade da sua instalação, uma vez que terá profundidade de 500 metros e será todo revestido com tubos e filtros de aço espiralado de 12 e 8 polegadas. 


“Em Ribas, temos três aquíferos que serão atravessados, todavia, a captação será apenas no aquífero Guarani de 350 a 500 metros. O primeiro aquífero próximo à superfície será lacrado com tubos de aço de 20 polegadas até a profundidade. Este já é um fator que eleva bastante o valor do desse investimento”, explica Ubirajara dos Santos, gerente da GEMA (Gerência de Manutenção da Sanesul).


Outro motivo é que o poço será ainda totalmente revestido  de 00 a 500 m com tubos e filtros de 12 e 8 polegadas. “Estamos prevendo que o poço será jorrante e em função disso tem que ser revestido também nos basaltos do Aquífero Serra Geral”, acrescenta.


SEGURANÇA HÍDRICA


A empresa atesta que nunca parou de investir no setor de água, mesmo estando mais focada no sistema de esgotamento sanitário, visando atingir a meta de universalização como exigência do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.


A água tratada já é universalizada em Mato Grosso do Sul, no entanto, a Sanesul trabalha no sentido de melhorar ainda mais a sua capacidade, atendendo o crescimento da população dos 68 municípios em que opera.


Além das sedes dos municípios, a companhia tem perfurado poços tubulares também nos distritos, visando garantir a segurança hídrica da população.


Atualmente, a empresa mantém 5 poços ativos e 01 poço tamponado, há 3 reservatórios apoiados e mais 3 reservatórios elevados.


O poço especial RRP-007será perfurado no loteamento Jardim dos Estados.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online