Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Geral

Suspeito de corrupção, desembargador do TJMS segue afastado 

A medida foi assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Luiz Campbell Marques

Conjuntura Online
19/08/25 às 23h11
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desembargador Marcos José de Brito Rodrigues. — (Foto: TJMS)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) prorrogou por mais 180 dias o afastamento do desembargador Marcos José de Brito Rodrigues, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A medida, segundo reportagem do G1, foi assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Luiz Campbell Marques, que apontou a gravidade das acusações como motivo para manter o magistrado fora de suas funções.

Rodrigues é investigado na operação Ultima Ratio, da PF (Polícia Federal), que apura um suposto esquema de venda de decisões judiciais no Estado.

Ele está afastado desde outubro de 2024, quando a operação foi deflagrada. O prazo inicial havia se esgotado no começo deste mês, mas o CNJ decidiu estender a medida cautelar até que o STF (Supremo Tribunal Federal) se manifeste sobre o caso.

Na decisão, Mauro Campbell destacou que os indícios apontam para possível favorecimento em processos conduzidos pelo desembargador, com atuação de advogados ligados a ele e recebimento de vantagens indevidas por intermédio de terceiros. Para o corregedor, a permanência de Rodrigues no cargo poderia comprometer a credibilidade do Judiciário sul-mato-grossense.

A defesa do desembargador, feita pela advogada Thalita Paim de Lima, afirma que ele apresentou documentos e laudo pericial para comprovar a regularidade de seu patrimônio e sustenta sua inocência no processo.

Além de Rodrigues, outros três desembargadores também foram afastados na mesma operação: Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu Silva e Alexandre Aguiar Bastos.

Os prazos de afastamento deles também venceram neste mês, mas ainda aguardam definição do STF. O CNJ informou que, por tramitarem sob sigilo, não pode confirmar se haverá prorrogação das medidas aplicadas aos demais magistrados.

Últimas em Geral
Em 19 de Agosto de 2025 às 16h47

VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.