O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Termina nesta sexta prazo para escolas informarem a situação dos estudantes

Envio das informações é importante para o cálculo das taxas de rendimento dos alunos e do Ideb

20/03/2020 - 13h49

De Brasília 

Envio das informações é importante para o cálculo das taxas de rendimento dos alunos (Foto: Divulgação)

Escolas públicas e privadas têm até esta sexta-feira, 20 de março, para informar dados dos alunos para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O levantamento é fundamental para a consolidação do Censo Escolar 2019, coordenado pela autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação).


As instituições, que já participaram da primeira etapa de coleta de dados, devem repassar ao Inep informações como a aprovação ou reprovação e abandono escolar dos estudantes, bem como a movimentação dos alunos, isto é, se foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, por exemplo. Essa etapa da coleta de dados é chamada “Situação do Aluno”.


O envio das informações é importante para o cálculo das taxas de rendimento dos alunos e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do PNE (Plano Nacional de Educação). 


Os dados, portanto, subsidiam a formulação de políticas públicas educacionais.


Para encaminhar as informações, o gestor responsável por cada escola deve acessar o Sistema Educacenso com a mesma senha utilizada na primeira fase do levantamento. 


Os dados devem considerar o relatado na primeira etapa da coleta do Censo Escolar em relação ao final do ano letivo de 2019.

A primeira etapa da coleta de dados é denominada “Matrícula Inicial”, em que são declaradas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula com base na realidade escolar do dia 29 de maio de 2019 (data de referência do Censo Escolar).


O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. O estudo é realizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas. Com informações do MEC.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online