Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Municípios

Começaram hoje as matrículas da Rede Municipal de Campo Grande

Os pais podem fazer a matrícula de forma online ou presencial 

Conjuntura Online
08/01/26 às 17h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Central de matrícukas da Prefeitura (Foto: Divulgação)

Começou nesta quinta-feira (8) o período de solicitações de matrícula para novos alunos do ensino fundamental na Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande.

Para este ano, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) aposta na tecnologia para agilizar o processo, mas reforça que o suporte presencial e por telefone segue disponível para garantir o acolhimento das famílias.

Site é o caminho mais rápido

A administração municipal reforça que o canal oficial, matricula.campogrande.ms.gov.br, é o meio mais eficiente para realizar o procedimento. Embora o sistema seja compatível com smartphones (acessível pela aba de menu), a orientação técnica é priorizar o acesso via computador para uma navegação ainda mais intuitiva e segura.

Acolhimento e confiança

Apesar da praticidade digital, o atendimento humano na Central de Matrículas tem sido elogiado pela agilidade. Pâmela Souza Soares, mãe de uma criança de seis anos e de um menino de dez, que é autista, destacou a eficiência do suporte. “O atendimento foi muito ágil. Expliquei a condição do meu filho mais velho e recebi senha preferencial, tudo foi resolvido de forma prática mesmo com o movimento”, relata.

A confiança na estrutura pública também motivou Liane da Silva Santos a transferir sua filha, Vitória, do ensino particular para o fundamental da Reme. Já Daiane dos Santos Córdoba busca uma vaga em escola de tempo integral para o filho de seis anos, atraída pelas atividades extracurriculares como futsal, teatro e música. “As referências são excelentes para o desenvolvimento dele”, afirma.

Fique atento: Vaga online não garante matrícula

Um alerta importante vem da coordenação da Central de Matrículas. Segundo Adriana Cedrão, muitos pais perdem o direito à vaga por não concluírem a etapa presencial. No caso das EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil), que disponibilizaram mais de 5.700 vagas, o rigor com o cronograma deve ser dobrado.

A segunda listagem de designação das EMEIs está prevista para 21 de janeiro. Após a publicação, os responsáveis terão de 21 a 30 de janeiro de 2026 para comparecer à unidade escolar designada. Quem perder esse prazo perderá a vaga, que será redirecionada para a lista de espera.

Passo a passo para a matrícula definitiva:

Inscrição Online: Preencha os dados no site e indique um e-mail válido para receber o protocolo e a notificação de designação.
Documentação: Após a designação, vá à escola com originais e cópias dos documentos do aluno e responsáveis, comprovante de residência e histórico escolar.

Assinatura: A matrícula só é efetivada com a assinatura do requerimento físico na unidade de ensino.

Serviço e Suporte

Em caso de dificuldades com internet ou perda de senha, a Semed oferece dois canais de suporte:

Telefone gratuito: 0800 615 1515.
Atendimento presencial: Sede da Semed (Central Municipal de Matrículas).

Últimas em Municípios
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.