A Prefeitura Municipal de Campo Grande celebra o Dia do Professor destacando os maiores investimentos já realizados na história da Reme (Rede Municipal de Ensino), consolidando uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora para mais de 115 mil alunos, atendidos em 206 unidades escolares da Capital.
Com o empenho diário de 8.902 professores, 695 profissionais pedagógicos, 8.032 servidores administrativos e 271 diretores e adjuntos, a Reme tornou-se referência em políticas educacionais que unem valorização profissional, expansão da infraestrutura, inovação pedagógica e cuidado integral com os estudantes.
“Iniciamos os maiores investimentos da história da nossa Rede Municipal de Ensino, e vamos continuar seguindo, garantindo uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora para mais de 115 mil alunos. São escolas revitalizadas, novas salas climatizadas, parques infantis, recursos pedagógicos e valorização dos profissionais que fazem a diferença todos os dias. Cada avanço representa o nosso compromisso em oferecer às crianças e jovens de Campo Grande as melhores condições para aprender, sonhar e construir um futuro melhor”, destacou a prefeita Adriane Lopes.
O reconhecimento aos educadores é prioridade da gestão. Em 2025, foi concedido reajuste salarial de 6,27%, mantendo a remuneração 71% acima do piso nacional. Desde 2023, 1.300 professores e 106 secretários escolares foram nomeados, reforçando principalmente a Educação Infantil.
A gestão democrática também avançou, com eleições diretas para diretores e a regularização das progressões funcionais da carreira docente.
Segundo o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, os avanços refletem um trabalho contínuo e comprometido. “Realizamos concurso e nomeamos mais de mil professores, garantimos reajuste acima do piso, ampliamos a infraestrutura com reformas, climatização e energia solar. Também fortalecemos a formação dos educadores e asseguramos recursos pedagógicos em todas as escolas”, afirmou.
Principais ações
Entre as principais ações está o Programa Juntos Pela Escola, o maior já realizado em Campo Grande, que revitaliza 205 unidades escolares com investimento de R$ 51,5 milhões, garantindo melhorias estruturais e acessibilidade. A construção de 166 salas modulares climatizadas, equipadas com novo mobiliário, abriu 6,6 mil novas vagas, ampliando o acesso à educação em todas as regiões.
A gestão também retomou obras paradas há mais de uma década e entregou novas escolas e EMEIs, como a Jardim Inápolis (2024) e a São Conrado (2025), que juntas somam mais de 500 novas vagas na Educação Infantil. Foram ainda adquiridos 35 mil itens de mobiliário, renovada a frota escolar com 21 novos veículos, assegurada a oferta de 3,8 milhões de refeições mensais e ampliada a entrega de uniformes, kits escolares e parques infantis em todas as unidades.
A professora Michelly Mendes Ponce, que atua há seis anos no ensino fundamental, destaca os avanços: “Houve melhorias significativas, principalmente na ampliação dos recursos pedagógicos e dos equipamentos. As aulas ficaram mais dinâmicas e os novos playgrounds ampliaram as possibilidades de brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento das crianças.”