A Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) reuniu, na quinta-feira (29/01), representantes das instituições parceiras da Ação Agro Social para apresentar oficialmente o calendário de atividades de 2026.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população rural de Campo Grande a serviços públicos essenciais, promovendo cidadania, saúde, assistência social e o fortalecimento da agricultura familiar.
A Ação Agro Social leva atendimentos diretamente às comunidades do campo, facilitando o acesso de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até a área urbana.
Além de aproximar o poder público da população rural, o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Em 2025, foram realizados mais de 2,5 mil atendimentos, com cerca de 80 tipos de serviços ofertados, beneficiando aproximadamente 3,2 mil pessoas.
Ao destacar a importância da iniciativa, o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, ressaltou o impacto social do programa. “A Ação Agro Social é uma política pública que aproxima os serviços da população rural, garantindo dignidade, cidadania e acesso a direitos básicos. Nosso compromisso é fortalecer as parcerias e ampliar o alcance das ações, levando atendimento de qualidade para quem vive e produz no campo”, afirmou.
Na mesma linha, a gerente de Agronegócio e Agricultura Familiar da Semades, Lucilha Almeida, enfatizou o papel estratégico da ação para o desenvolvimento rural e a atuação conjunta das instituições.
“Esse trabalho integrado permite atender demandas importantes das comunidades, desde orientações técnicas até serviços essenciais. A presença do poder público, das instituições e entidades fortalece a agricultura familiar, valoriza o produtor rural e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões. Agradecemos todos os parceiros envolvidos”, destacou.
Calendário da Ação Agro Social – 2026
As ações ocorrerão sempre no período da manhã, das 8h às 13h, conforme o cronograma:
21/03/2026 – Assentamento Três Corações
09/05/2026 – Comunidade Quilombola Chácara Buriti
27/06/2026 – Escola Municipal Agrícola G. A. E. de Figueiredo
22/08/2026 – Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima
19/09/2026 – Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco
07/11/2026 – Assentamento Estrela Campo Grande
