Cães e gatos de diferentes regiões de Campo Grande poderão receber a vacina contra a raiva neste sábado (3). A programação terá atendimento em ponto fixo no Recanto dos Pássaros e equipes percorrendo residências em outros três bairros da Capital.
Das 8h às 12h, a vacinação estará disponível na Praça do Recanto dos Pássaros, na Rua Pinto D’Água, entre os números 395 e 533. O local também atende moradores do Panamá, Zé Pereira e bairros próximos.
A abertura do ponto funciona como uma repescagem para a região, que já recebeu a vacinação domiciliar. A ideia é alcançar principalmente tutores que não estavam em casa quando os agentes passaram pelos imóveis.
Ao mesmo tempo, equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) estarão no Jardim Carioca, Vila Serradinho e Nova Campo Grande. Nesses locais, a imunização será feita diretamente nas residências.
A campanha deste ano prevê a passagem dos agentes por aproximadamente 300 mil imóveis de Campo Grande. Além de aplicar as doses, as equipes fazem um levantamento da população de cães e gatos para atualizar os dados utilizados no planejamento das ações de controle da doença.
A vacinação ganha importância diante da circulação do vírus da raiva na Capital. Neste ano, 12 morcegos infectados já haviam sido identificados no município. A imunização de cães e gatos funciona como uma barreira para reduzir o risco de transmissão.
A raiva é uma doença grave, transmitida entre animais e também aos seres humanos, e apresenta alta letalidade depois do surgimento dos sintomas. A vacinação é a principal medida de prevenção.
A programação prevista para este sábado poderá sofrer alterações em caso de chuva.
