Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 06 de outubro de 2026
Política

Assembleia Legislativa vota prêmio para alunos que se destacarem em redação

Proposta também reserva a primeira semana de dezembro para atividades de leitura, produção textual e criatividade nas escolas

Conjuntura Online
06/10/26 às 08h19
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Plenário da Assembleia Legislativa. (Foto: Alems)

Estudantes de Mato Grosso do Sul que se destacarem em concursos de redação, campeonatos e olimpíadas de língua portuguesa poderão receber uma premiação estadual.

A medida faz parte de um projeto que será analisado nesta terça-feira (6) pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

De autoria da deputada Mara Caseiro (PL), o Projeto de Lei 284/2023 cria o Prêmio Estadual Senador Ramez Tebet e institui a Semana Estadual da Língua Portuguesa, da Produção Textual e do Desenvolvimento Criativo.

A matéria está na pauta para votação em primeira discussão.

Pelo texto, a programação deverá ocorrer anualmente na primeira semana de dezembro. A SED (Secretaria de Estado de Educação) ficará responsável pela realização de atividades destinadas a estimular a leitura, a escrita e o desenvolvimento criativo entre os estudantes.

A proposta também prevê o reconhecimento de até 24 pessoas ou instituições de ensino por evento. Os homenageados poderão receber Diploma de Honra ao Mérito durante sessão solene da Alems. 

Antes de chegar novamente ao plenário, o projeto passou por uma alteração na redação. A proposta originalmente fazia referência a um “Dia Estadual”, mas o termo foi substituído por “Semana Estadual”, já que as atividades previstas abrangem toda a primeira semana de dezembro. A matéria havia sido retirada da pauta em 30 de setembro e retorna nesta terça-feira.

Também está prevista para votação a inclusão do Jantar Italiano de Laguna Carapã no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul. O projeto é de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) e propõe o reconhecimento da celebração realizada anualmente em junho no município.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.