O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Bolsonaro facilita contratação de bens e serviços contra a Covid

Medida vale até para contratação de serviços de engenharia; governo diz que legislação atual 'dificulta' provimento de recursos

14/10/2021 - 06h46

De Brasília 

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos)

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nessa quarta-feira (13) um projeto que estabelece medidas excepcionais para adquirir bens e insumos para contratar serviços, inclusive de engenharia, destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.


O governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência, disse que a atual legislação de contratações públicas “traz um custo processual e um prazo inerente às aquisições e contratações em geral”.


Para o governo, isso “dificulta o provimento tempestivo de insumos para abastecer hospitais e atender a população do Brasil de forma urgente” na pandemia.


Agora, nas contratações, o poder público poderá apresentar um termo de referência simplificado com apenas uma declaração do objeto da contratação.


Esse termo também deve conter uma fundamentação simplificada da contratação, uma descrição resumida da solução apresentada, os requisitos da contratação, os critérios de medição e pagamento, a adequação orçamentária e a estimativa dos preços.


A lei sancionada pelo presidente também define algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir o risco de descumprimento do contrato, como a entrega de parte do objeto contratado para antecipar valores restantes; a prestação de garantias; a emissão de título de crédito pelo contratado; acompanhamento da mercadoria por representante da administração em qualquer momento do transporte ou mesmo a exigência de certificação do produto ou do fornecedor.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online