Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sábado, 03 de outubro de 2026
Política

Eleições 2026 têm fila preferencial para grupos prioritários neste domingo

Eleitores com mais de 80 anos passam à frente dos demais, independentemente do horário de chegada à seção

Conjuntura Online
03/10/26 às 18h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eleitores com prioridade podem passar na frente da fila neste domingo. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com a expectativa de filas nos locais de votação neste domingo (4), alguns eleitores não precisam aguardar na ordem comum para chegar à urna. A legislação eleitoral garante atendimento prioritário a diferentes grupos, com uma regra especial para quem tem mais de 80 anos.

Os eleitores acima dos 80 têm prioridade absoluta. Isso significa que passam à frente inclusive de outras pessoas que também possuem atendimento preferencial, independentemente do momento em que chegarem à seção.

O direito se estende ao acompanhante ou atendente pessoal.

Também podem votar com prioridade pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, enfermos, autistas, obesos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e doadores de sangue.

No caso dos doadores de sangue, é necessário apresentar comprovante de doação válido por 120 dias. A categoria passou a integrar os grupos com preferência para votar após mudança na legislação.

Candidatos também entram na lista de prioridade, assim como juízes eleitorais e auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e militares ou agentes de segurança pública que estiverem trabalhando durante a eleição.

Entre os grupos prioritários, a ordem de chegada continua sendo considerada. A exceção são justamente os eleitores com mais de 80 anos, que têm preferência sobre todos os demais.

O primeiro turno das Eleições 2026 ocorre neste domingo. Além de presidente e governador, os eleitores escolherão deputados federais, deputados estaduais ou distritais e dois senadores. (Com informações da Agência Brasil)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.