Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 08 de agosto de 2025
Economia

Brasil se aproximará de autossuficiência em diesel, diz CEO da Petrobras

Fala de Magda Chambriard acontece em meio às tensões sobre as importações de diesel russo pelo Brasil

Conjuntura Online
07/08/25 às 13h41
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Foto: Reprodução/Ilustração criada por inteligência artificial)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse à CNN que o Brasil irá se aproximar da autossuficiência em óleo diesel até 2029. Isso significa que a produção interna do combustível ficará perto do consumo nacional, reduzindo consideravelmente a dependência de importações.

A fala de Chambriard acontece em meio às tensões que rodeiam importações de petróleo e derivados russos pelo Brasil e outros países. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça tarifar nações que os compram enquanto pressiona o Kremlin a acabar com a guerra da Ucrânia.

Hoje o Brasil atende entre 75% e 80% do consumo interno de diesel com produção nacional, sendo que a Petrobras controla a maior parte do refino: no segundo trimestre de 2025, a companhia atingiu 680 mil barris por dia (mbpd). O restante da demanda é atendida pelo exterior, especialmente pela Rússia (61% da importação).

Segundo Chambriard, o plano de investimentos da Petrobras prevê adicionar capacidade de refinar mais 200 mbpd até 2029. Além disso, a expectativa da companhia é de que 100% da sua produção culmine em diesel s10 — que tem menor teor de enxofre que o s500, performa melhor e polui menos.

A CEO da estatal pondera que, neste período, a demanda do país também avançará. Por isso, a executiva prefere não afirmar que a produção interna irá se equiparar ao consumo nacional. “Vamos nos aproximar da autossuficiência”, sinaliza.

Entre os investimentos que viabilizariam o aumento da capacidade de refino está a construção do Trem 2 da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE), com capacidade de refinar 88 mbpd, e o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), que poderá produzir 76 mbpd.

Entre outras obras em contratação e execução no plano de negócios 2025-2029, também deve jogar a favor do objetivo o aumento da mistura do biodiesel, para 15%, e o aumento no uso do diesel R, obtido pelo coprocessamento do diesel tradicional com matérias-primas de origem vegetal ou animal, como o óleo de soja. (Com CNN)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.