O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Mendonça abre prazo para governo e Congresso se manifestem sobre ICMS

Na segunda-feira, os estados apresentaram ao Supremo uma proposta sobre o cálculo do imposto que incide sobre combustíveis

14/06/2022 - 09h39

CNN

Instituto calcula que haveria aumento no valor do diesel (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu um prazo de 24 horas para que o governo e o Congresso se manifestem sobre a proposta dos Estados para o cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


Em despacho na tarde desta segunda-feira (13), o ministro afirma que, após o prazo, “com ou sem manifestação” do Executivo e do Legislativo, ele vai examinar eventual homologação de acordo com os entes da Federação.


Nesta segunda, os estados apresentaram ao Supremo uma proposta sobre o cálculo do imposto que incide sobre combustíveis, transportes coletivos, energia elétrica e telecomunicações.


A ideia é reduzir a alíquota, por meio de convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), de modo que a carga tributária efetiva corresponda à aplicação da alíquota modal de cada unidade.


Na proposta, que foi apresentada pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF), os Estados também propõem a compensação integral das perdas arrecadatórias por transferência de receitas da União ou o abatimento da dívida de cada ente federativo, observado o gatilho de 5% das quedas de arrecadação.


O Comsefaz propôs, ainda, a exigência de utilização do critério da essencialidade para tributação da energia elétrica e dos serviços de telecomunicações somente a partir de 2024. No documento ao Supremo, os Estados sugerem a redução gradativa, a partir de 2023, das alíquotas de ICMS do diesel e GLP até se atingir, em 2025, a alíquota modal de cada estado.


Além disso, os estados querem o retorno das regras de tributação atuais da gasolina e do álcool a partir de 2023.


*Com informações de Gabriel Hirabahasi e Gabriela Coelho, da CNN.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online