O número de contratações por negócios de janeiro a novembro do ano passado já supera todo o acumulado de 2024, segundo dados do Sebrae, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
No período de 2025, mais de 1,3 milhão de pessoas foram contratadas com carteira assinada pelas micro e pequenas empresas. Isso significa que sete a cada 10 vagas de trabalho formal geradas no período estavam nos pequenos negócios. Em 2024, as contratações por pequenos negócios somaram cerca de 1,22 milhão.
O comércio puxou as contratações nos pequenos negócios de novembro de 2025. No mês, 63,4 mil pessoas contratadas foram contratadas pelo setor. Na sequência, aparecem serviços (34,4 mil registros) e construção (1,5 mil vagas preenchidas).
No cenário geral da economia brasileira, considerando as micro, pequenas, médias e grandes empresas, a geração de empregos registrou o pior novembro da série histórica. No período, o Brasil abriu 85,9 mil vagas formais de trabalho, segundo dados do Caged divulgados em dezembro. O número é resultado de 1,98 milhão de contratações e 1,89 milhão de demissões.
Os dados gerais de novembro representam uma queda de 19% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram criados cerca de 106,1 mil empregos com carteira assinada. Com isso, esse foi o pior resultado para novembro desde o início do novo Caged, em 2020, quando novas formas de coleta e integração de dados foram incorporadas. (Com CNN - Brasília)
