O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   01 de Maio de 2024
Publicidade

“Progresso impressionante” em ajustes na economia da Argentina, diz FMI

O FMI recomenda que o governo argentino melhore a assistência social e busque “proteger o valor real das pensões”

04/04/2024 - 18h11

São Paulo 

Com Estadão Conteúdo 

FMI recomenda que o governo argentino melhore a assistência social e ajuste fiscal (Foto: Banco de imagens/Pexels)

A diretora do Departamento de Comunicações do FMI (Fundo Monetário Internacional)), Julie Kozack, elogiou o “progresso impressionante” no plano de estabilização adotado pelo governo do presidente Javier Milei, na Argentina.


Na avaliação do FMI, a inflação tem caído mais rápido que o antecipado, mas será importante continuar a “melhorar a qualidade” do ajuste fiscal, disse ela, durante entrevista coletiva da entidade realizada na manhã desta quinta-feira, 4.


Kozack disse que o país tem almejado uma forte âncora fiscal, que elimina qualquer financiamento do banco central para o governo, além de elevar reservas e combater distorções na economia.


Mas a porta-voz do FMI também disse que será importante agora “continuar a melhorar a qualidade do ajuste fiscal“.


O FMI recomenda que o governo argentino melhore a assistência social e busque “proteger o valor real das pensões”, para “lançar as bases a um crescimento inclusivo”.


Movimento inflacionário


O Fundo Monetário Internacional disse que a inflação da Argentina está caindo mais rapidamente do que o previsto e outros indicadores econômicos continuam a melhorar, com ambas as partes permanecendo engajadas no contexto do atual programa de 44 bilhões de dólares.


“A inflação está caindo mais rapidamente do que o previsto e os indicadores de mercado, como o gap (de câmbio) e os spreads soberanos, continuam a melhorar”, disse a porta-voz do FMI, Julie Kozack, em uma coletiva de imprensa programada.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online