Oito mudanças. Carlo Ancelotti prometeu e cumpriu a expectativa de observações até o fim do ano visando a convocação para a Copa do Mundo e mudou praticamente toda a equipe que venceu a Coreia do Sul para a partida com o Japão.
Apenas Casemiro, Bruno Guimarães e Vini Júnior foram mantidos em treinamento nesta segunda-feira, no Ajinomoto Stadium.
O time escalado na atividade teve Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Lucas Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique, Vini Júnior e Gabriel Martinelli.
Como já tinha acontecido nas Datas Fifa de junho e setembro, o treinador italiano mudou também a formação tática da equipe e trabalhou a Seleção no 4-3-3 para o confronto com os japoneses. As escolhas indicam ainda o trio mantido como “intocável” e bolas de segurança do Brasil que se prepara para Copa do Mundo.
Único titular em todas as partidas de Carleto, Bruno Guimarães tem o posicionamento alterado no meio de campo. Deixa de jogar alinhado com Casemiro e sobe para ficar ao lado de Lucas Paquetá praticamente como um meia.
Outro detalhe importante das escolhas de Ancelotti é a presença de Vini mais uma vez como referência no ataque. Se com Rodrygo, Matheus Cunha e Estevão ainda tinha uma mobilidade constante e alternância de posição, diante do Japão o camisa 7 vai atuar bem mais perto do gol, quase que como um centroavante.
Na lateral esquerda, a tendência é que Caio Henrique seja utilizado no decorrer da partida. O italiano treinou com as duas opções.
Carlo Ancelotti vai confirmar para os jogadores o time que vai a campo somente na preleção horas antes da partida, mas a expectativa é de que as mudanças entrem em campo. Com a presença de Hugo, o treinador chegará a 38 jogadores utilizados entre 45 convocados. João Gomes e Joelinton são os nomes que estão no Japão e ainda aguaram oportunidade.
Brasil e Japão se enfrentam às 7h30 (de Brasília), no Ajinomoto Stadium, nesta terça-feira. Na última sexta, a Seleção goleou a Coreia do Sul por 5 a 0. (Com ge - Tóquio)