O Botafogo está classificado para a Copa do Brasil de 2026. As mudanças no calendário do futebol nacional anunciadas pela CBF, na manhã desta quarta-feira, acabaram, indiretamente, beneficiando o clube carioca.
O novo formato de classificação garante vaga na principal competição mata-mata do país para os 20 clubes da Série A. O Alvinegro entra na competição na quinta fase, que antecede as oitavas de final.
A única chance de o Botafogo não disputar a Copa do Brasil é se for rebaixado no Brasileirão. No atual campeonato, o time está em quinto lugar, com 40 pontos.
Antes, o Alvinegro ainda não tinha presença garantida na Copa do Brasil. De acordo com o formato antigo, o Botafogo, via Estadual, deveria ter se classificado às semifinais do Carioca ou vencido a Copa Rio para carimbar a vaga no torneio nacional, mas o clube carioca terminou a competição regional em 9º.
Uma outra forma de conquistar a vaga era garantindo participação na Conmebol Libertadores, mas o Alvinegro já está eliminado da competição. Também está fora da Copa do Brasil, ou seja, só participaria se terminasse o Brasileirão no G-6 do Brasileirão.
Agora, com um peso a menos e apenas em busca da vaga na Libertadores de 2026, o Alvinegro entra em campo no Brasileirão contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 21h30, no Nilton Santos. (ge)