Depois das polêmicas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Comissão de Arbitragem da CBF informou que afastará e dará treinamento de aperfeiçoamento aos árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pelas decisões no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
A dupla formada por Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, que atuou no duelo entre Red Bull Bragantino e Grêmio, também está temporariamente afastada pela entidade que organiza o futebol brasileiro.
No clássico paulista, disputado no Morumbis, o São Paulo reclamou de um pênalti não marcado e um cartão vermelho não dado a Andreas Pereira, do Palmeiras, quando o jogo ainda estava 2 a 0.
O Tricolor alegou ter sido prejudicado, já que poderia ter tido a oportunidade de fazer 3 a 0 e ficar com um jogador a mais em campo. No fim, o Verdão virou a partida no segundo tempo e venceu, por 3 a 2, gerando revolta entre os são-paulinos.
No último sábado, em Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino teve um pênalti marcado nos acréscimos, e o Grêmio teve um jogador expulso. Os gaúchos também se sentiram prejudicados e acionaram a CBF cobrando explicações.
Nota da CBF
A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino e Grêmio e São Paulo e Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades. (Com ge)