Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 17 de agosto de 2025
Geral

Dengue mata 17 pessoas e 7 mortes estão em investigação em MS

Estado já soma quase 14 mil casos prováveis e investiga mais 7 mortes pela doença

Conjuntura Online
28/07/25 às 18h25
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dengue preocupa MS (Foto: Ilustrativa/ Divulgação/Santa Casa)

A dengue segue fazendo estragos em Mato Grosso do Sul e já acende alerta máximo em 2025. De acordo com dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado já soma 13.887 casos prováveis da doença, sendo 7.482 confirmados.

O boletim, publicado na sexta-feira (25), ainda traz um dado assustador: 17 pessoas já morreram vítimas da dengue e outras 7 mortes seguem em investigação.

Os óbitos confirmados foram registrados em diferentes cidades, entre elas Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Miranda. Das vítimas, seis tinham comorbidades, o que reforça o risco maior para quem já enfrenta outros problemas de saúde.

Mesmo com a alta dos números, algumas cidades como Taquarussu, Nioaque, Brasilândia, Aparecida do Taboado, Inocência, Maracaju, Sidrolândia, Ivinhema, Coxim, Três Lagoas, Dourados e Corumbá aparecem com baixa incidência nos últimos 14 dias, segundo o levantamento.

Vacinação segue em andamento
O Estado também atualizou os números da vacinação contra a dengue. Até agora, 167.101 doses foram aplicadas no público-alvo, formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – faixa etária com mais internações pela doença. Mato Grosso do Sul recebeu 241.030 doses do Ministério da Saúde e o esquema vacinal exige duas aplicações com intervalo de três meses.

Chikungunya também preocupa

Além da dengue, a chikungunya também preocupa. O Estado já contabiliza 13.771 casos prováveis, com 6.404 confirmações e 67 casos em gestantes. A doença já causou 12 mortes em municípios como Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Naviraí, Maracaju e Terenos. A maioria das vítimas também tinha algum tipo de comorbidade.

Atenção aos sintomas

A SES reforça que a automedicação deve ser evitada. Quem apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas ou dor atrás dos olhos deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.