O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que o edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 será publicado na noite desta sexta-feira, 23, e anunciou duas novidades para esta edição da prova.
Segundo o ministro, os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas já terão a pré-inscrição feita no Enem.
Com isso, eles só precisarão entrar na Página do Participante para confirmar a inscrição e escolher entre espanhol ou inglês para as questões de idioma do exame.
O objetivo da pré-inscrição é "estimular a participação e facilitar a vida dos nossos estudantes", explicou Santana, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
A segunda novidade é para quem ainda não concluiu os estudos. A partir desta edição, o Enem voltará a ser usado também como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com 18 anos ou mais.
A prova tinha deixado de ter essa função em 2017 e as pessoas usavam o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para obter o diploma.
O MEC já publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira a Portaria nº 382/2025 que detalha a volta da certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem.
Inscrições do Enem 2025
As inscrições do Enem 2025 serão abertas de 26 de maio a 6 de junho e deverão ser realizadas na Página do Participante, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
As provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos seguidos, nos dias 9 e 16 de novembro.
Como serão as provas do Enem?
Caso não haja nenhuma alteração no formato da prova, o candidato deverá escrever uma redação dissertativa-argumentativa e responder a 180 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:
Primeiro domingo: 9 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
Redação.
Segundo domingo: 16 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e a nota pode ser usada em programas, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). (Com Portal Terra)