O secretário-adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, considerou expressivo o desempenho de Mato Grosso do Sul no IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) e destacou que o Estado se consolida como referência nacional em geração de empregos e distribuição de renda.
Conforme ele, o segundo lugar no ranking brasileiro na dimensão Emprego & Renda reflete a força da economia sul-mato-grossense e o ambiente favorável aos negócios.
“Esse resultado mostra que Mato Grosso do Sul está no caminho certo. Criamos, através das boas e eficientes políticas públicas desenvolvidas pelo governador Eduardo Riedel, um ambiente seguro para quem quer investir, empreender e gerar empregos. É um trabalho que envolve planejamento, gestão eficiente e compromisso com as pessoas”, avaliou ele.
O levantamento, que traz dados de 2023, analisou 5.550 municípios, praticamente todo o território nacional, e revelou que apenas Santa Catarina ficou à frente de MS na geração de emprego e renda.
Walter ressalta que o bom desempenho não é isolado nas grandes cidades. “Temos municípios de todos os portes se destacando. Isso mostra que o desenvolvimento não está concentrado, ele se espalha por todas as regiões do Estado”, pontuou.
Campo Grande aparece como líder estadual no ranking, com nota 0,9555, seguida de Dourados (0,9725), Chapadão do Sul (0,9340), São Gabriel do Oeste (0,9451) e Três Lagoas (0,9231), todos classificados com alto desenvolvimento na dimensão Emprego & Renda.
O secretário-adjunto também enfatizou que mais de 92% da população sul-mato-grossense vivem hoje em municípios com desempenho de moderado a alto nessa área.
“É um avanço significativo, porque estamos falando de geração de trabalho formal, renda chegando às famílias e melhoria na qualidade de vida. Esse é o nosso compromisso”, acrescentou, enaltecendo ainda o importante papel do secretário Eduardo Rocha na articulação das políticas públicas que garantem esse ambiente favorável ao desenvolvimento econômico do Estado.
Para Walter Carneiro Júnior, o reconhecimento da Firjan chancela o esforço do Governo do Estado em manter a economia aquecida, atrair investimentos e diversificar as atividades produtivas.
“Esse é um mérito coletivo. Estamos trabalhando para que Mato Grosso do Sul continue crescendo e oferecendo oportunidades para sua população. Esse é um Estado que dá certo”, finalizou.