A apresentadora Daniela Lima foi demitida da GloboNews na manhã desta segunda-feira, dia 4. É a segunda baixa significativa no canal de notícias em menos de uma semana: na última sexta, a emissora abriu mão dos serviços de Eliane Cantanhêde, que atuava como comentarista dos noticiosos da rede há 15 anos.
A sua saída, no entanto, era vista como uma espécie de “bola cantada” nos bastidores, diferentemente da dispensa de Daniela, que pegou até mesmo a equipe do Conexão GloboNews de surpresa.
O TV Pop, parceiro editorial de O Antagonista, apurou que a equipe do matinal foi avisada sobre a saída da apresentadora minutos antes do início da edição desta segunda-feira. Camila Bomfim e Leilane Neubarth entraram no ar normalmente, mas a imagem de Daniela Lima já foi retirada da vinheta de abertura do Conexão — que foi exibida sem a foto de nenhuma das três âncoras.
A Globo, procurada pela reportagem, confirma a demissão. Mauro Paulino, outro analista de política do canal de notícias, também foi demitido nesta segunda-feira. Internamente, especula-se que a apresentadora foi dispensada por conta de um comportamento inadequado diante dos princípios editoriais impostos pelo conglomerado ao seus apresentadores.
Em um dos trechos do código de conduta da Globo, a emissora salienta que seus profissionais não devem escancarar ter proximidade com fontes, tampouco demonstrar ter uma relação de amizade com elas — e a apresentadora constantemente escancarava ao vivo no canal de notícias que tinha uma relação amistosa com políticos e ministros, especialmente do Supremo Tribunal Federal.
Emissora confirma demissão de Daniela Lima
Confira a íntegra do posicionamento da Globo sobre a demissão de Daniela Lima: “Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”. (O Globo)