O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Maio de 2024
Publicidade

Governo federal reconhece calamidade pública em 336 municípios do RS

Documento reconhece sumariamente o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul após chuvas causarem mortes e destruição

06/05/2024 - 10h43

De Brasília 

Governo federal promete ajuda ao RS (Foto: Divulgação )

Após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cidades no Rio Grande do Sul que sofrem com as fortes chuvas desde a semana passada, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil assinou portaria em que reconhece o estado de calamidade pública em 336 municípios do estado.


O documento vem com a determinação que se reconheça “sumariamente, em decorrência de chuvas intensas”, a situação.


Lula prometeu que a ajuda ao Rio Grande do Sul chegará “sem burocracia” e afirmou que ajudará o estado a reconstruir as rodovias. Os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, estiveram ao lado do presidente e também afirmaram que facilitarão o envio de ajuda.


O reconhecimento do estado de calamidade pública agiliza o envio de apoio e dinheiro para o estado e esses municípios, passando por cima de burocracias.


De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, até agora 78 pessoas morreram em decorrência das enchentes que atingem o estado. O boletim foi divulgado às 18h, de domingo (5/5), com o dados mais recentes sobre a tragédia climática que já afetou 341 municípios. (Metrópoles) 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online