A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e a Prefeitura de Rio Brilhante alinharam nesta quarta-feira (8) as diretrizes para o início das obras de modernização do sistema de abastecimento de água, que vão transformar a infraestrutura local e garantir mais eficiência no fornecimento.
Investimento de R$ 13,7 milhões vai substituir rede antiga de 36,1 km de rede de cimento amianto por PVC e implantar 18 km de setorização
A reunião técnica foi conduzida pelo gerente regional da Sanesul em Dourados (GERDO), Klinger Rodrigues Pires Junior, com participação do supervisor da unidade local, Álvaro Calábria, do fiscal de obras, Maurício Arruda, e dos representantes empresa, que apresentaram ao prefeito Lucas Foroni o cronograma das ações previstas.
Mais eficiência e menos interrupções
A setorização permitirá que o sistema seja dividido em áreas menores de controle, garantindo reparos pontuais sem interromper o abastecimento em todo o município.
Essa medida trará agilidade operacional, redução de perdas e segurança na distribuição, beneficiando diretamente a população.
Centro urbano totalmente renovado
Na área central, serão 36 km de novas redes, substituindo o material antigo por tubos de PVC instalados nos passeios de ambos os lados das vias, o que resultará em melhor qualidade da água, pressão uniforme e um sistema mais moderno e duradouro.
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, o projeto reforça o compromisso da empresa com a melhoria contínua dos serviços.
“Estamos trabalhando lado a lado com os municípios e com o Governo do Estado para levar infraestrutura de qualidade, dentro das metas de universalização e sustentabilidade”, destaca.
Para o prefeito Lucas Foroni, “o investimento representa um marco na infraestrutura local, fruto do esforço conjunto entre Estado e município para garantir um abastecimento mais moderno, seguro e eficiente à população”.
O plano faz parte da política de investimentos da Sanesul por determinação do governador Eduardo Riedel, que tem o saneamento básico como uma das prioridades do seu governo municipalista.