Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 14 de outubro de 2025
Geral

UEMS e Receita firmam parceria para usar lixo eletrônico em projetos de robótica

A iniciativa busca dar novo destino a equipamentos eletrônicos retidos pela Receita Federal

Conjuntura Online
14/10/25 às 05h53
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeto propõe novo olhar sobre resíduos eletrônicos. (Foto: Divulgação)

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e a Alfândega da Receita Federal em Mundo Novo vão reforçar a parceria que transforma lixo eletrônico apreendido em material de ensino e pesquisa.

A iniciativa, conduzida pelo Cepemat (Centro de Pesquisas em Materiais), busca dar novo destino a equipamentos eletrônicos retidos pela Receita — como computadores, televisores e placas de circuito — que passam a ser utilizados em atividades de robótica e tecnologia educacional.

A proposta foi debatida em reunião realizada no dia 6 de outubro, com a participação de representantes das duas instituições. Estiveram presentes o delegado da Receita Federal, Thiago André Hering, o gerente da unidade da UEMS em Mundo Novo, Leandro Marra, os professores Aguinaldo Lenine Alves e Rony Gonçalves, além do doutorando Paulo Sidnei Stringhini Júnior.

Segundo o professor Aguinaldo Lenine Alves, a parceria alia sustentabilidade e inovação científica. Ele explica que o reaproveitamento do material representa uma forma inteligente de unir educação e responsabilidade ambiental. “O que antes era considerado sucata agora se transforma em recurso pedagógico. Esses equipamentos são utilizados em aulas de robótica, contribuindo para a formação de estudantes e o estímulo à pesquisa”, pontua.

O trabalho também tem impacto ambiental direto, ao reduzir o volume de resíduos destinados ao descarte e evitar a contaminação causada por componentes eletrônicos.

A iniciativa ainda ajuda a desafogar os depósitos públicos da Receita Federal, dando destinação útil a itens que antes eram inutilizados ou destruídos.

O Cepemat, vinculado à UEMS, tem se destacado por projetos voltados ao reaproveitamento de materiais de difícil destinação. Além dos eletrônicos, a equipe de pesquisadores desenvolve estudos que utilizam filtros de cigarro e outros resíduos como matéria-prima para novas aplicações sustentáveis.

Últimas em Geral
Em 14 de Outubro de 2025 às 09h29
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.