A Prefeitura de Campo Grande deu posse, na tarde de ontem (6), aos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do IMPCG(Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).
Os dois colegiados têm papel fundamental no acompanhamento, fiscalização e definição de diretrizes para a política previdenciária dos servidores municipais.
Durante a cerimônia, a prefeita Adriane Lopes destacou os desafios da gestão e a importância do trabalho técnico no fortalecimento da previdência municipal.
“Grande parte da nossa equipe é formada por técnicos que trabalham para melhorar diariamente a vida dos servidores e da população. Enfrentamos queda de arrecadação e um cenário nacional de incertezas, mas seguimos atuando com seriedade e responsabilidade. Já realizamos concursos e convocamos aprovados para equilibrar o quadro. Desejo a todos os 22 membros empossados nos Conselhos Deliberativo e Fiscal um mandato de muito trabalho, comprometimento e seriedade com os servidores e munícipes da nossa cidade”, afirmou.
O Conselho Deliberativo, conforme a Lei Complementar Municipal nº 415, de 8 de setembro de 2021, é órgão superior de deliberação coletiva.
Entre suas atribuições estão: estabelecer diretrizes para a política previdenciária, aprovar o Plano de Ação Anual ou Planejamento Estratégico, acompanhar a execução das políticas relativas à gestão do IMPCG, emitir pareceres sobre propostas de atos normativos que impactem ativos e passivos previdenciários e acompanhar os resultados das auditorias e providências adotadas.
Conselho Fiscal
Já o Conselho Fiscal é responsável por zelar pela gestão econômico-financeira do Instituto. Suas competências incluem examinar o balanço anual, balancetes e demais atos de gestão, além de verificar a coerência das premissas e resultados da avaliação atuarial, conforme previsto nos artigos 109 a 112 da mesma Lei Complementar.
A solenidade contou com a participação de representantes de sindicatos e servidores. Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti, membro titular do Conselho Deliberativo e representante dos aposentados do IMPCG, falou em nome dos novos conselheiros sobre a relevância da atuação do colegiado.
“A atuação de um colegiado é fundamental para a gestão democrática, participativa e eficiente de instituições, promovendo a inclusão de diferentes vozes na tomada de decisões e garantindo que as políticas e ações sejam mais alinhadas aos interesses coletivos, aumentando a transparência e a responsabilidade”, disse