O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   13 de Abril de 2024
Publicidade

Campo Grande é referência mundial na gestão da sua floresta urbana

Campo Grande é a única capital brasileira que detém o reconhecimento por cinco anos consecutivos

27/02/2024 - 06h22

Campo Grande

Vista da cidade de Campo Grande (Foto: Divulgação )

Campo Grande, pela quinta vez consecutiva, compõe o seleto grupo de cidades que são exemplo em liderança no manejo das árvores em áreas urbanas e tidas como exemplo mundial para a solução de muitos dos problemas globais enfrentados atualmente. 


O título de “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, é concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).


Em 2023, apenas 170 cidades de 21 países receberam esse reconhecimento. São cidades que inspiram os demais governos a praticarem a preservação de suas florestas urbanas, como ocorre em Campo Grande, conforme destaca a prefeita Adriane Lopes.


“Esse título é conferido às cidades que são referência mundial na gestão da sua floresta urbana. Campo Grande é a única capital brasileira que detém o reconhecimento por cinco anos consecutivos, compondo a rede Tree Cities of the World desde a sua fundação. Mais do que nunca, as árvores e as florestas são reconhecidas como um componente vital para comunidades saudáveis, habitáveis e sustentáveis em todo o mundo. E Campo Grande mais uma vez celebra suas árvores e a Prefeitura de Campo Grande permanece honrando os compromissos assumidos para manter-se como uma cidade biofílica, preocupada com a sustentabilidade e a qualidade de vida dos seus cidadãos.”


A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, enfatiza que esse é o resultado do trabalho diário da pasta voltado à preservação, conscientização e recomposição da floresta urbana.


“Esse reconhecimento é o resultado do trabalho de todos os servidores que atuam diariamente na preservação ambiental, da gestão que apoia as ações e principalmente da população que preserva as árvores nos quintais e avenidas. A floresta urbana é algo ligado às nossas vidas, estamos vivendo um tempo de mudanças climáticas e preservar é a melhor maneira de manter a qualidade de vida dos cidadãos.”


O reconhecimento não tem relação apenas com a quantidade de árvores existentes na cidade e sim com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém a gestão de suas florestas urbanas. Mais do que nunca, árvores e florestas são um componente vital de comunidades saudáveis, habitáveis e sustentáveis em todo o mundo para a rede.


Desta forma, as ações de preservação, inovação, manejo e proteção das Florestas Urbanas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal oportunizaram mais uma vez a permanência de Campo Grande como integrante na rede de Cidades Árvores do Mundo.


Para ser reconhecida, cada cidade satisfez a cinco critérios principais de manejo de florestas urbanas. Esse reconhecimento comprova o compromisso dessas cidades em construir cidades saudáveis hoje e para o futuro. As florestas urbanas ajudam a definir uma sensação de lugar e bem-estar onde as pessoas vivem, trabalham, brincam e aprendem. O programa Tree Cities of the World é um esforço internacional para reconhecer cidades comprometidas em garantir que as suas florestas e árvores urbanas sejam devidamente mantidas, geridas de forma sustentável e devidamente celebradas.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online