Dourados foi palco, na quinta-feira (25), do 2º Encontro da Educação Escolar Indígena, um evento que reuniu professores, lideranças e representantes das escolas indígenas do município para debater políticas públicas, desafios e avanços na área.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados).
Realizado na sede do sindicato, na Rua Maria da Glória, 670, Vila Industrial, o encontro teve uma programação intensa, das 7h às 17h, com mesas de debate sobre gestão educacional, conjuntura política e representação sindical, além de apresentações culturais que destacaram cantos e danças das etnias Guarani, Kaiowá e Terena.
Entre os participantes estiveram o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco, o presidente do Simted, Thiago Coelho, a presidente da Fetems, Deumeires Morais, e o vereador Elias Ishy. O evento também contou com a presença de educadores e representantes das comunidades indígenas de diferentes aldeias da região.
Diálogo permanente
O prefeito Marçal Filho tem reforçado o compromisso da gestão municipal em fortalecer parcerias e unir esforços com diversos setores da sociedade civil para aprimorar a educação pública. Segundo ele, o diálogo permanente com as comunidades indígenas é essencial para garantir acesso, permanência e qualidade no ensino.
O secretário Nilson Francisco destacou que o encontro representa um marco importante no diálogo entre o poder público e as comunidades tradicionais.
“Este encontro reforça nosso compromisso com uma educação pública que respeite e integre as especificidades das comunidades indígenas. Estamos aqui não apenas para ouvir, mas para construir juntos políticas que garantam acesso, permanência e qualidade educacional, valorizando os saberes tradicionais e enfrentando desafios com diálogo e ação concreta”, afirmou.
O evento teve como objetivo principal discutir demandas, avanços e obstáculos enfrentados na oferta da educação pública indígena, além de propor caminhos para o fortalecimento de políticas específicas e valorização da diversidade cultural.
Integrando o calendário da Secretaria dos Trabalhadores em Educação Indígena e o Ciclo de Formação do Núcleo de Educação Indígena da Semed, o encontro reforça a formação continuada dos profissionais da educação e a construção de uma escola mais inclusiva e representativa das identidades culturais de Dourados.