O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Fevereiro de 2024
Publicidade

Obra transformará orla portuária no ‘point’ da cidade de Porto Murtinho

O local se tornará um espaço de contemplação do Rio Paraguai e de entretenimento da população murtinhense 

05/12/2023 - 09h24

Porto Murtinho (MS)

Por Silvio de Andrade 

O prefeito Nelson Cintra inspeciona as obras de revitalização do porto (Foto: Divulgação )

Como parte do plano de governo de reestruturar a cidade para cumprir seu papel como Portal da Rota Bioceânica, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB), está executando uma das obras mais emblemáticas de sua gestão: a revitalização da belíssima orla portuária. O local se tornará um espaço de contemplação do Rio Paraguai e de entretenimento da população, com apelo turístico - o “point” e marco do novo ciclo de desenvolvimento fronteiriço.


Com recursos próprios no valor de R$ 2,8 milhões, o projeto elaborado pela equipe técnica da prefeitura valorizará a área nobre com vistas para o rio e para a Ilha Margarida, no Paraguai, com intervenções que embelezarão um dos pontos de atração turística da cidade. O projeto prevê construção de rampas de acessibilidade, escadaria, atração para pequenas embarcações, quadras de esportes, áreas de eventos e espaços para convivência da população e turistas.


A primeira etapa das obras foi concluída em tempo recorde para receber o Rally de Jet Ski, realizado em novembro com a participação de pilotos de nove estados. Está previsto também a construção de uma praça de alimentação e uma pista de caminhada sobre o dique de contenção de cheias, que se situa entre o rio e a cidade, além de moderno sistema de iluminação em toda a orla. “O murtinhense terá orgulho da nossa orla”, garante o prefeito.


Canteiro de obras


A transformação urbanística e paisagística do porto-geral, que terá ainda áreas verdes com plantio de grama e arborização, sintetiza o novo momento de Porto Murtinho. “Estamos trabalhando muito para melhorar a infraestrutura da cidade, que está passando por um boom de crescimento com a construção da ponte que vai ligar o Brasil ao Paraguai e abrir o corredor bioceânico, transformação Murtinho no novo Canal do Panamá”, afirma Cintra. 


A importância que a cidade e a fronteira terão como corredor das exportações entre os oceanos Atlântico (Brasil) e Pacífico (Chile), com destino à Ásia, atrai a atenção do empresariado e dos governos federal e estadual. Hoje, Porto Murtinho é um canteiro de obras, com mais de R$ 70 milhões de investimentos em infraestrutura e nas demais áreas – parte dos recursos da União e do Estado viabilizados pelo prefeito com apoio da Câmara de Vereadores e bancada federal.


“Deixamos de ser fim de linha para tornar-se o centro de um dos maiores projetos de integração e desenvolvimento transfronteiriço”, sustenta o prefeito murtinhense. “É um novo ciclo econômico que está chegando e precisamos estar preparados, com infraestrutura e capacitação de mão-de-obra para absorver as oportunidades”, acrescenta. “A orla portuária está sendo devolvida à cidade, com a construção do dique ficamos sem o acesso ao rio.”

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS