O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Prefeita Adriane Lopes entrega casas em bairro de Campo Grande

“A entrega de casas para as famílias aqui no Jardim Teruel nos enche o coração", disse a prefeita, durante o ato. 

04/06/2022 - 07h33

Campo Grande

Prefeita Adriane Lopes entrega casa à família em bairro (Foto: Prefeitura)

Mais famílias concretizaram o sonho da casa própria. A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com o Governo do Estado, entregou mais nove unidades habitacionais no Residencial José Teruel Filho na manhã de sexta-feira (3º). Com isso, somam-se 19 novas moradias entregues às famílias e um passo cada vez mais perto de as quatros comunidades da antiga Cidade de Deus terem um lar.


Denilse Lopes da Silva, de 60 anos, dona de casa, tem problema de saúde. O sonho de ter uma casa era longínquo e hoje se tornou realidade. “Não posso trabalhar. Eu tenho problemas no braço. Trabalhei muito no rastelo e fiquei com problema. Eu quero que daqui para frente tudo melhore, porque sofri muito. [Morei] nove anos em um barraquinho e era só apuro. Mas graças a Deus aguentei e hoje estou aqui na minha casa”, diz em tom de agradecimento.


A neta dela, Karine da Silva Gonçalves, de 9 anos, estudante, sonhava com o quarto próprio. Sorrindo, a menina mostra como será o espaço.


Já Jorge Surubi, de 35 anos, trabalha com saneamento e quer uma vida melhor. “Hoje eu trabalho na Empresa PVA, que é terceirizada da Águas [Guariroba]. No barraco morei desde 2013, uns quatro anos e meio. Lá [no outro barraco] eu morei desde 2009. Tenho quatro filhos e espero uma vida melhor, porque ali nós tínhamos medo até de dormir. Quando chovia, ventava… Agora que vem esse tempo”, recorda.


Hoje ele tem projetos futuros, já que um dos maiores desejos se concretizou. “Estou querendo montar um negócio de lanche aqui na frente e proporcionar uma vida melhor para meus filhos. Deixar eles bem.”


MAIS UMA ETAPA 


A prefeita Adriane Lopes lembra que é mais uma etapa concluída, a finalização de um trabalho. “A entrega de casas para as famílias aqui no Jardim Teruel nos enche o coração. Trabalhamos para fazer justiça social e levar dignidade à população. Eu ouço as histórias e também me emociono. Eu vim aqui no dia de um vendaval, quando alguns barracos ficaram destelhados, camas para fora e crianças com medo. Hoje com as casas prontas não tem como não emocionar”, diz a chefe do Executivo.


No total, 98 famílias serão beneficiadas com moradias novas e reformuladas pelo Programa Credihabita – que prevê a construção, reforma e ampliação de unidades habitacionais de interesse social e conta com oferta de assistência técnica especializada (ATHIS).


As famílias integram as 4 comunidade que formavam a Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2.000 na Região do Dom Antônio Barbosa, e neste ano a Prefeitura de Campo Grande dará uma solução definitiva para todos. O ciclo termina com a readequação das casas dos loteamentos José Teruel e Jardim Canguru.


A Prefeitura já entregou as obras no Bom Retiro (136 casas) em agosto de 2021 – pelo programa Ação Casa Pronta, premiado nacionalmente e integrante do banco de boas práticas das ODS – Agenda 2030 da ONU.


Já as 42 famílias do Vespasiano Martins, loteamento condenado mediante laudo técnico expedido em 2018, foram realocadas para o novo Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho do ano passado.

Após a autorização legal para iniciar a readequação das 150 moradias que integram as duas comunidades restantes, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) cumpre o prometido de realizar a entrega das primeiras unidades no primeiro trimestre de 2022.


O resultado da licitação para contratação de duas empreiteiras – selecionadas para readequar as 150 moradias, construídas de maneira precária em 2016, nos reassentamentos José Teruel e Jardim Canguru – foi publicado no Diogrande em dezembro de 2021.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online