O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   26 de Abril de 2024
Publicidade

Prefeitura da capital faz busca ativa por crianças ainda não vacinadas

Cada unidade e equipe de saúde possui o registro dos pacientes pertencentes a sua área de abrangência

28/07/2022 - 10h11

Campo Grande

Vacinação para crianças de 3 a 5 anos inicia amanhã (Foto: Assemcom)

A Prefeitura de Campo Grande iniciou um trabalho de busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. Por telefone ou de casa em casa, os servidores das unidades de saúde orientam os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.


Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a estratégia foi adotada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) diante da baixa cobertura vacinal entre as crianças. Outras medidas como a realização de ações itinerantes em shoppings também estão sendo executadas para facilitar o acesso.

“Infelizmente a procura pela vacina tem sido muito baixa. Por isso nós estamos realizando esse trabalho para tentar identificar essas crianças e sensibilizar os pais e responsáveis. A vacina é um direito das crianças e é a única forma de prevenção efetiva contra a doença”, pondera.


Cada unidade e equipe de saúde possui o registro dos pacientes pertencentes a sua área de abrangência e esse “banco de dados” é utilizado para tentar localizar as crianças que ainda não estejam vacinadas.


O contato pode ser feito por telefone ou durante a visita do agente. Os pais e responsáveis também estão sendo orientados sobre a importância da manutenção do calendário vacinal em dia e não somente sobre a vacina da Covid-19.


Na última semana, a vacinação contra a Covid-19 foi liberada para crianças de 3 a 4 anos de idade, a partir da liberação do uso do imunizante da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  Até o momento, apenas 997 crianças nesta faixa etária foram vacinadas em Campo Grande, o que representa menos de 4% do público estimado em 25,8 mil.


“Nós tivemos mais de 300 casos notificados e 19 que evoluiram de maneira mais grave , inclusive com a necessidade de internação. E isso mostra o quanto é importante estas crianças estarem vacinadas”, reforça o secretário de saúde.


A primeira dose da vacina está disponível para todas as pessoas de 3 anos ou mais que ainda não tenham sido vacinadas.  Para a segunda dose o paciente deve ficar atento ao prazo estabelecido no comprovante de vacinação.


Quem concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses e possui 12 anos ou mais está apto para receber o primeiro reforço do imunizante (terceira dose), com exceção de pessoas que tenha imunocomprometimento grave, para estes o intervalo é de 28 dias.


Já o segundo reforço pode ser aplicado em toda a população que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faça parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com 35 anos ou mais.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde referenciadas, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Há unidades que possuem horário estendido, e a sala de vacinação funciona normalmente neste período.  O calendário  com os locais pode ser consultado no site: http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online