O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   02 de Maio de 2024
Publicidade

Prefeitura leva 1º Ecoponto itinerante ao Jardim das Perdizes nesta segunda

O Ecoponto Itinerante é uma iniciativa móvel de coleta de resíduos recicláveis

07/04/2024 - 17h39

Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande vai instalar nesta segunda-feira (8), na Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, o 1º Ecoponto Itinerante da Capital.


A iniciativa será instalada por intermédio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Secretaria Semadur (Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com o apoio da Concessionária SOLURB Soluções Ambientais,


O Ecoponto Itinerante é uma iniciativa móvel de coleta de resíduos recicláveis; resíduos da construção civil; resíduos eletrônicos; móveis inutilizáveis; e, galhos e podas, e visa atender áreas de difícil acesso e mais distantes dos centros fixos de descarte, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento de materiais.


“Esta ação é de grande importância para os moradores, pois os mesmos possuem grandes dificuldades nas limpezas dos quintais. O Ecoponto Itinerante irá diminuir os focos de dengue e a proliferação de insetos e animais peçonhentos, pois os resíduos serão descartados corretamente. Irá contribuir também na sensibilização de como organizar e descartar os resíduos para a coleta”, destaca a presidente da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, Elza Oliveira da Silva.


A ação ficará disponível aos moradores até o próximo sábado (13), com o seguinte horário de funcionamento do dia 8 ao dia 12: das 8h às 18h e no dia 13: das 8h às 12h, oferecendo um local conveniente para a população local descartar esses materiais de maneira sustentável. 


É importante ressaltar que o limite de resíduos a serem recebidos no local será de 1m³ por dia e por CPF, com exceção dos materiais recicláveis, para os quais não haverá limite específico.


“A implantação de um Ecoponto Itinerante será um auxílio gigantesco às ações que a prefeitura tem realizado no combate ao Aedes aegypti, já que nossos agentes de combate de endemias têm identificado que a maior parte dos criadouros estão dentro das residências. Assim, os moradores da região fazem a limpeza de seus materiais inservíveis, que poderiam ficar armazenados de forma inadequada acumulando água e descartam em um local adequado, garantindo a redução dos números de focos do mosquito”, comenta a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo.


A iniciativa do Ecoponto Itinerante é um dos resultados da “4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam” que possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online