O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) destacou que a defesa das mulheres deve ser uma mobilização permanente e não restrita ao calendário de campanhas.
“O Agosto Lilás não é apenas um mês de conscientização, mas um marco para fortalecer diariamente as políticas públicas de enfrentamento à violência. Eventos como este reafirmam a necessidade de integração entre Estado, municípios e sociedade para proteger e dar voz às mulheres”, afirmou.
A declaração foi feita n quarta-feira (27), durante o evento “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, realizado em Campo Grande, que marcou o encerramento das atividades do Agosto Lilás.
A solenidade reuniu autoridades, representantes de instituições e da sociedade civil organizada.
Na ocasião, o Governo do Estado apresentou o Protege, Programa Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, criado por decreto em 10 de junho de 2025 como uma política pública permanente.
A iniciativa, lançada no marco dos 19 anos da Lei Maria da Penha, estrutura ações intersetoriais com foco em prevenção, proteção imediata e reconstrução da vida das vítimas.
Entre as novidades anunciadas está a inteligência artificial “Vitória”, disponível via WhatsApp 24h para tirar dúvidas sobre acolhimento e atendimento.
Também foi apresentado o plano de metas municipais para expandir o programa em todo o Estado e a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente, que será levado para 12 cidades com altos índices de violência.