O presidente Donald Trump alertou que Israel perderá todo o apoio dos Estados Unidos se anexar a Cisjordânia. Assim, garantiu que a anexação "não acontecerá".
"Tivemos grande apoio árabe. Isso não acontecerá porque dei minha palavra aos países árabes. Não acontecerá. Israel perderia todo o apoio dos Estados Unidos se isso acontecesse", disse ele à revista TIME em entrevista publicada nesta quinta-feira (23).
Trump afirmou que impediu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de continuar a guerra na Faixa de Gaza, em parte o alertando sobre a queda do apoio de outras nações a Israel.
"Ele teria simplesmente continuado. Poderia ter continuado por anos. Teria continuado por anos", comentou Trump sobre Netanyahu.
O presidente americano também relembrou um diálogo que teve com o premiê, no qual disse: "Bibi [Netanyahu], você não pode lutar contra o mundo. Você pode lutar batalhas individuais, mas o mundo está contra você. E Israel é um lugar muito pequeno comparado ao mundo".
Em outro momento, o republicano também disse que visitaria a Faixa de Gaza, mas sem especificar quando.
Enquanto isso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chegou a Israel poucas horas após o vice-presidente americano, JD Vance, deixar o país, em meio a um intenso esforço diplomático para garantir a manutenção do frágil cessar-fogo em Gaza.
Rubio deve se reunir com Netanyahu nesta quinta. Ele também visitará o Centro de Coordenação Civil-Militar durante sua estadia no país. (Com CNN)
